07/06/2010 13h44 - Atualizado em 10/08/2015 15h19

Abertas inscrições para bolsas de mestrado e doutorado

O Governo do Estado, através da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), órgão vinculado a Secretária Estadual de Ciência e Tecnologia (Sect), tornou público o Edital 003/2010. Por meio deste, serão concedidas bolsas para doutorado e também para mestrado nas modalidades acadêmico e profissional, visando apoiar a formação de recursos humanos qualificados. O edital pretende impulsionar o desenvolvimento científico e tecnológico do Espírito Santo.

De acordo com o secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Lucio Spelta, o Espírito Santo pode se qualificar melhor para os grandes desafios do desenvolvimento, através da formação e incentivo a novos mestres e doutores. “Queremos que o Estado perceba o quanto é importante ter gente de alta especialização em postos estratégicos. Da mesma forma, teremos que criar condições para que estes mestres e doutores permaneçam no Espírito Santo”, disse o secretário.

Os candidatos selecionados receberão uma remuneração mensal que varia de R$1.200 a R$1.800 reais. Ao todo serão disponibilizadas 150 bolsas. Dessas, 130 são para mestrado acadêmico e profissional, pelo prazo de até 24 meses e 20 bolsas para doutorado pelo prazo de até 48 meses.

As inscrições iniciaram no dia 26 de maio e podem ser feitas até o dia 25 de junho de 2010. A seleção dos bolsistas será realizada pelo Programa de Pós-Graduação de cada Instituição. Os candidatos deverão possuir os seguintes requisitos: ter diploma de nível superior, para concorrer à bolsa de mestrado; ter diploma de nível superior ou de mestrado, para concorrer à bolsa de doutorado; estar matriculado em curso de pós-graduação; não possuir vínculo empregatício de qualquer espécie; não acumular qualquer tipo de bolsa de agência nacional ou internacional; ter currículo cadastrado e atualizado na plataforma Lattes.

As propostas serão analisadas pelas Câmaras de Assessoramento da Fapes, sob a coordenação do diretor técnico da Fundação, André Marques. As propostas aprovadas pelas Câmaras de Assessoramento serão submetidas à Diretoria Executiva da Fapes para aprovação final. O resultado será publicado no dia 09 de julho de 2010 no Diário Oficial e no site da Fapes.

Para mais informações e dúvidas ligue para 3222-6005. O edital se encontra disponível no site da fapes http://www.fapes.es.gov.br

Nides de Freitas
nides@sect.es.gov.br