31/10/2013 10h11 - Atualizado em 10/08/2015 15h32

A I Mostra Científica da Fapes foi marcante durante a 10ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

Durante os dias 22, 23, 24 e 25 de outubro aconteceu a 10ª Semana de Ciência e Tecnologia, na Praça do Papa e a Fundação de Amparo a Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) esteve fortemente representada com a “I Mostra Científica da Fapes”, ocupando uma área de 1.100 m² e apresentando 93 pesquisas. A 10ª Semana estadual de Ciência e Tecnologia no Espírito Santo é a maior do Brasil e esse ano contou com mais de 150.000 visitantes.

Um dos projetos apresentados no espaço da Fapes “O Impacto da BR101 na Rebio de Sooretama” foi um dos destaques da 10ª semana. A pesquisa revelou que, em geral, as estradas funcionam como barreiras para o movimento dos animais, limitando a busca por alimentos e parceiros reprodutivos e isolando as populações silvestres. Além disso, a mortalidade desses animais vem aumentando a cada dia que passa, devido aos atropelamentos, o que pode causar também perigo para vida de muitos motoristas e passageiros. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre os impactos da BR-101 podendo assim, elaborar estratégias de proteção da fauna local e gestão desse trecho da BR. O projeto faz parte do Programa de Iniciação Científica Júnior (PicJr), parceria Fapes/CNPq, desenvolvido com os alunos de Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas do município de Jaguaré, no Norte do Estado.

O professor do Centro de Ciências Agrarias da Universidade Federal do Espírito Santo (CCA-Ufes) e coordenador da pesquisa, Aureo Banhos, declara a importância da Fapes, “A Fapes é de fundamental importância para apoiar o desenvolvimento científico no Espírito Santo, estimular a formação de recursos humanos voltados para difusão e popularização da ciência. Ela tem sido de fundamental importância no fomento das minhas atividades acadêmicas, assim como a de muitos outros professores, pesquisadores e alunos do estado.” Nesses quatro dias da semana estiveram mais de 2.000 pessoas no stand do projeto. O grupo montou uma representação de um fragmento de floresta da reserva com animais isolados pela Rodovia BR-101. Também apresentaram plotters de areia utilizados para a detecção de pegadas dos animais que atravessam a estrada e fotos de uma série de animais ameaçados que são atropelados diariamente naquele trecho da rodovia.

Outra pesquisa que teve grande repercussão e número alto de visitantes no estande da Fapes foi “Comunicação pública e politicas de Inovação” exposta pela pesquisadora Thaissa Dilly, mestranda de Sociologia Política pela Universidade de Vila Velha (UVV), que relata a importância de estar presente na 10ª Semana Estadual de C&T como expositora: “Foi uma oportunidade única para apresentar à sociedade capixaba os dados da minha pesquisa de mestrado, além de estabelecer um momento de discussão com os atores sociais sobre a importância da comunicação pública para fortalecimento daquelas políticas voltadas à promoção da inovação no Estado do Espírito Santo. Sem o apoio da Fapes não seria possível o pleno desenvolvimento da pesquisa, principalmente pelo incentivo, sou muito grata à Fapes.”

Valéria Fagundes, diretora técnico-científica, que coordenou o espaço da Fapes, destacou que “A participação da instituição no evento repercutiu muito positivamente, permitindo que a sociedade conhecesse algumas de nossas ações no fomento à pesquisa, inovação e formação de recursos humanos no Estado”.

O diretor-presidente, Anilton Salles Garcia, destacou que “pela forma como foi estruturado o “Espaço Fapes” os visitantes puderam ter uma visão completa de todo o processo de desenvolvimento científico, tecnológico e da inovação, percorrendo todas as fases desse desenvolvimento desde a Iniciação Científica no Ensino Fundamental até os projetos de pesquisa de excelência científica”. Anilton também destacou a forma dedicada e responsável com que as instituições parceiras, os coordenadores das pesquisas e os expositores encararam a participação no “Espaço Fapes” transformando o mesmo num dos grandes atrativos da Semana. Segundo Anilton o grande sucesso da semana, apesar de deixar clara a importância desse tipo de ação aumenta a responsabilidade de todos em função das expectativas geradas para a 11ª Semana em 2014.

A “I Mostra Científica da Fapes” foi de extrema importância, dando oportunidade a vários pesquisadores de apresentar, ao vivo, suas pesquisas para a população capixaba, atingindo por completo um dos objetivos do Governo do Estado que é popularizar a ciência, tecnologia e inovação.

Assessoria de Comunicação – Fapes
Mariana de Araujo Santanna