A Ufes foi a instituição de pesquisa com maior número de projetos aprovados no Edital Universal 2021 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), conforme resultado preliminar divulgado na última sexta-feira, 22. Das 123 propostas contempladas, 80 são pesquisadas vinculadas à Ufes, o que representa 65% do total.
Ao todo, serão destinados R$ 7,5 milhões aos projetos. Segundo divulgado pela Fapes, esse é o maior valor já investido nessa modalidade de edital. Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec).
As pesquisas da Ufes abrangem todas as oito áreas de conhecimento definidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Ciências Agrárias; Engenharias; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Humanas; Linguística, Letras e Artes; Ciências da Saúde; Ciências Sociais Aplicadas e Ciências da Vida. Destaque para o grande número de projetos aprovados nas áreas de Ciências Agrárias, Ciências da Vida e Ciências Humanas.
“O resultado mostra a grande atuação dos professores da Ufes em editais de pesquisa, envolvendo toda a comunidade acadêmica, e o quanto a Universidade contribui com a pesquisa básica e aplicada para a sociedade capixaba, brasileira e até mundial”, afirma o diretor de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG), Fábio Partelli. Ele também destaca “a grande importância da Fapes no fomento à pesquisa de qualidade no Espírito Santo”.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Ufes
Comunicação Ufes: