22/10/2021 17h44 - Atualizado em 26/10/2021 16h30

Fapes divulga resultado de nova etapa do Edital Universal 2021

Foto Divulgação: freepik.com

As contestações do resultado podem ser feitas no prazo de até cinco dias uteis.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) divulgou, nesta sexta-feira (22), mais um resultado preliminar de seleção das propostas ao Edital Universal 2021. Acesse aqui o resultado.

O prazo para recursos administrativos começa na próxima segunda-feira (25) e termina na próxima sexta-feira (29). Os interessados devem encaminhar e-mail para: recursoadministrativo@fapes.es.gov.br

Serão destinados R$ 7,5 milhões em projetos de todos os segmentos da comunidade científica, sendo o maior valor já investido pela Fapes nesta modalidade de edital. O recurso financeiro é do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec).

O resultado da chamada pública é bastante aguardado pelos pesquisadores mestres ou doutores e cercado de expectativas por contemplar projetos de todas as oito áreas de conhecimento, definidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), como Ciências Agrárias, Engenharias, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes, Ciências da Saúde, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências da Vida.

A equipe técnica da Gerência de Pesquisa e Difusão Científica da Fapes (Geped) selecionou as propostas em três faixas de titularidade conforme definidas no edital, são elas:

• Faixa exclusiva para coordenadores(as) Mestres;
  • Faixa exclusiva para coordenadores (as) Doutores (as), com título obtido há, no máximo, 10 anos;
  • Faixa exclusiva para coordenadores (as) Doutores (as), com título obtido há mais de 10 anos.

O Edital Universal 2021 bateu recorde de submissões e recebeu 198 propostas do interior do Estado e 260 da Região Metropolitana da Grande Vitória, um total de 458 submissões. Desse número, 423 foram habilitadas no resultado preliminar.

Outro grande destaque do Universal 2021 é o estímulo às pesquisas no interior do Espírito Santo.  A prioridade foi destinar 30% do total de R$7,5 milhões para os projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições localizadas fora da Região Metropolitana da Grande Vitória.

A novidade do edital está na aplicação da resolução CCAF nº 278, de 03 de dezembro de 2020, que estabelece que as pesquisadoras que se tornaram mães até cinco anos antes da data de publicação do edital podem receber acréscimo de um ou dois anos no período considerado para a análise da produtividade.

Texto: Jair Oliveira / Edição: Samantha Nepomuceno

Assessoria de Comunicação da Fapes