Brazilian Impact Techs in Spain (BitS) vai levar até três impact techs capixabas para se conectar com mercado espanhol; inscrição vai até 1º de agosto.
Vem aí mais uma missão do Programa Brazilian Startups Worldwide (BSW), criado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) e FindesLab. Depois do sucesso do Brazilian Indtechs in Germany (BiG), chegou a hora do Brazilian Impact Techs in Spain (BitS), que vai selecionar startups de impacto brasileiras para se conectar com o mercado espanhol, buscando promover conexões e gerar oportunidades concretas de negócios, além de seis meses de acompanhamento para apoiar sua expansão internacional.
O programa tem dois objetivos centrais: capacitar até 30 impact techs brasileiras para os desafios da internacionalização, por meio de mentorias especializadas e conteúdo direcionado, e conectar até 15 impact techs, mais bem ranqueadas na trilha de capacitação, com stakeholders na Espanha, por meio de uma missão internacional de dez dias, que ocorrerá do dia 29 de outubro a 07 de novembro. As inscrições estão abertas e vão até o dia 1º de agosto (serviço no fim da matéria).
A missão inédita chega para romper estereótipos e mostrar ao mundo que a inovação brasileira, impulsionada pela tecnologia, tem tudo para ocupar um lugar de destaque no cenário global de impacto socioambiental. As impact techs são definidas como empresas de base tecnológica que combinam a geração de impacto socioambiental positivo com resultados financeiros sustentáveis.
“Queremos mostrar para o mundo que o Espírito Santo também tem preocupação com o futuro do meio ambiente e da sociedade. Afinal, as impact techs atuam na ponta. É importante mostrar que o Estado tem enfatizado essa política por meio da gestão do nosso governador Renato Casagrande. Mas não é só isso. Também queremos que as empresas de base tecnológicas capixabas, que atuam nesta área, façam conexões internacionais, conheçam novas culturas, aprendam nas missões e estabeleçam negócios lucrativos. Porque tudo isso vai resultar em impacto social e econômico para o Espírito Santo e Brasil. Com a missão, vamos atrair novos investimentos para o Estado”, explicou o diretor de Inovação da Fapes, Elton moura.
No momento da inscrição, as impact techs devem declarar se o CNPJ está localizado no Espírito Santo ou não. A partir desta autodeclaração, elas vão ser divididas em dois diferentes processos de seleção, com os seguintes critérios:
Grupo A – Impact techs cujo CNPJ está estabelecido no Espírito Santo:
Grupo B – Impact techs cujo CNPJ não está estabelecido no Espírito Santo:
A operacionalização do BSW é feita pela FindesLab, que vai selecionar as startups para participar da missão internacional. As empresas capixabas vão receber R$ 100 mil cada e o recurso é do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec), oferecido pela Fapes.
Por que a missão é na Espanha?
A Espanha se destaca como um dos principais polos de inovação climática da Europa, com mais de 11 mil startups e investimentos expressivos em tecnologias de impacto. Com destaque para a Catalunha e sua capital, Barcelona — o 6º maior hub de startups da Europa e sede de eventos globais como o Smart City Expo World Congress.
A escolha da missão-âncora em Barcelona, voltada para Cidades Inteligentes, reflete a urgência de repensar os centros urbanos frente às mudanças climáticas. As cidades concentram os maiores desafios socioambientais e financeiros do século XXI, exigindo soluções inovadoras e sustentáveis. É nesse contexto que as Impact Techs ganham protagonismo.
A missão visa apoiar a internacionalização dessas soluções, conectando o ecossistema brasileiro ao vibrante cenário global.
Como funciona o Programa BSW?
O Programa Brazilian Startups Worldwide (BSW) apoia as startups a terem sucesso nos seus empreendimentos internacionalmente em quatro verticais:
Cada missão ocorrerá em um país diferente que tenha ecossistema de inovação e tecnologia ativo na vertical que será trabalhada. “Nossa ideia é de que a Itália, por exemplo, seja o país em que levaremos as agrifoodtechs. Estamos estudando os próximos destinos de acordo com a vertical de cada missão. Sempre seguindo o mesmo modelo de visita que será a participação em um grande evento da área, capacitações, networking, mentorias, conexão com o mercado local e imersão cultural”, pontuou Elton Moura.
O diretor de inovação da Fapes reforça ainda que todas as missões têm apoio da Embaixada Brasileira: “Em todas as missões, teremos representantes da Embaixada conosco. É importante dizer que o BSW tem relação direta com o Programa de Diplomacia da Inovação – PDI do Ministério das Relações Exteriores, que tem o objetivo de promover a imagem do Brasil como uma nação inovadora”, salientou.
Serviço:
Chamamento 002/2025 - Brazilian Impact Techs in Spain 2025 – BitS 2025: clique aqui e acesse!
Prazo de inscrição: até 01/08/2025
Site para inscrição: https://findeslab.com.br/bits/
Dúvidas sobre o chamamento? e-mail: findeslab@findes.org.br
*Com informações da Assessoria de Comunicação da FindesLab
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 / 3636-1858
comunicacao@fapes.es.gov.br