07/11/2018 17h28 - Atualizado em 08/11/2018 10h19

Nossa Bolsa: guarde o número de inscrição do Enem 2018 para se cadastrar

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Primeiro dia de provas do Enem 2018, realizado no dia 4 de novembro, domingo.

Fapes alerta alunos que pretendem concorrer a bolsas de graduação pelo programa

Quase 85 mil estudantes no Espírito Santo participaram do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado no último domingo (4). Quem concluiu o nível médio em escola pública, ou como bolsista integral em escola particular, pode tentar entrar em uma faculdade privada por meio das 1.500 vagas a serem abertas pelo Programa Nossa Bolsa este ano. Mas, para participar da seleção, é imprescindível guardar o número de inscrição do Enem e informá-lo na hora cadastro.

Este é o alerta feito pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). “Vamos ofertar bolsas de graduação em mais de 40 instituições de ensino superior do Estado. Os interessados devem ficar atentos às regras do programa, inclusive em relação à obrigatoriedade de utilizar o número do Enem para concorrer às bolsas”, explicou o diretor-presidente da Fapes, José Antonio Bof Buffon.

As inscrições do Nossa Bolsa 2018 ainda serão abertas até o fim do ano com o lançamento do edital. São vagas em mais de 60 cursos, sendo os mais demandados: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Psicologia, Pedagogia, Engenharias e Sistema de Informação, por exemplo.

Como um dos objetivos do Nossa Bolsa é chegar a quem mais precisa, as vagas são ofertadas em Instituições de Ensino Superior de 17 municípios espalhados em todas as 10 microrregiões capixabas.

Para 2019, o orçamento do programa ficou previsto em R$ 24,3 milhões, sendo R$ 23,45 milhões para cursos de graduação. O restante dos recursos será destinado para bolsas de mestrado e de iniciação científica por meio de editais específicos que ainda serão lançados.

Para ser habilitado a concorrer a uma vaga pelo Nossa Bolsa na graduação, o candidato precisa tirar, pelo menos, 450 pontos na redação e 500 pontos na prova objetiva do Enem. Porém, a ordem de classificação é definida somente pela média aritmética das provas objetivas.

Números do Nossa Bolsa

- Previsão de vagas no próximo edital: cerca de 1.500
- Número de vagas do edital Nossa Bolsa 2017: 1.469
- Número de formandos em 2018: 846, sendo 136 no primeiro semestre e 710 no segundo