30/08/2023 17h10 - Atualizado em 31/08/2023 11h58

Fapes participa de encontro de inovação com setor químico do Espírito Santo

Foto: Ascom/Fapes

Os empresários foram convidados a visitaram o CPID do Governo do Estado e conheceram as possibilidades de testagem de produtos de uma maneira segura e inovadora.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) participou de um encontro especial com o setor químico do Espírito Santo. O evento foi realizado na Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), na segunda-feira (28), e teve a parceria do Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID) vinculado à Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e do Findeslab – Hub de Inovação da indústria Capixaba, conduzida pela Findes e pelo Serviço Nacional da Industria (Senai).

A iniciativa do evento foi do Sindicato da Indústria de Produtos Químicos do Espírito Santo (Sindiquímicos) que reuniu empresários do setor de tintas, cosméticos, saneantes e plástico, para conhecerem as ações desenvolvidas pela Fapes, CPID e Findeslab na área de pesquisa e inovação. 

O diretor de Inovação da Fapes, Elton Moura, apresentou um breve histórico da Fapes e sua importância no ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação do Espírito Santo. Após mostrar o portfólio de ações e abrir as portas da Fundação para um novo setor da economia, o diretor convidou todos os empresários do setor químico para participar dos editais de fomento à inovação. 

Em sua conclusão, Elton Moura falou sobre a ação da Fapes em se inserir em todos os setores da economia mostrando as possibilidades de receberem os investimentos propostos pelo Governo do Estado. “O importante é mostrar que a Fapes pode intermediar e auxiliar em projetos da indústria química. Temos vários recursos de subvenção, projetos com as academias, projetos com previsão de acontecer e que podem beneficiar, de certa forma, toda a cadeia do setor químico. A gente quer levar a inovação para a indústria capixaba. De certa forma melhorar os seus produtos e os seus processos industriais, levando benefícios para a sociedade de um modo geral”, disse o diretor de Inovação da Fapes. 

Falando pela Findeslab, o diretor Naldo Dantas apresentou o que representa o Hub de Inovação da Findes para todas as indústrias e de que forma pode ser utilizado pelo setor químico. Destacou a importância de as empresas elaborarem seus projetos de forma adequada para que recebam apoio financeiro dos órgãos públicos. O Findeslab conta com consultores especializados em elaboração de projetos e Naldo Dantas explicou que estão prontos para ajudar o empresário “seja na estruturação da estratégia, na inovação tecnológica, para acessar os fomentos públicos no sentido de agregar as operações no Estado, de forma colaborativa, atendendo desafios de grandes empresas.” 

Os empresários também tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura do Centro de Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (CPID) do Governo do Estado e seus laboratórios de pesquisas e de caracterização fisioquímica e microbiológica. A apresentação foi da pesquisadora Rosane Campos, que convidou todos os empresários a visitarem o CPID e conhecer todas as possibilidades de testagem dos seus produtos de uma maneira segura e inovadora. A pesquisadora ainda acrescentou que os laboratórios estão em processo de acreditação no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e que até o próximo ano poderão oficialmente fazer análises dentro dos padrões exigidos.

A pesquisadora explicou de que forma o CPID pode oferecer apoio ao setor químico do Espírito Santo. “Temos laboratórios para análises físicas, químicas e biológicas e microbiológicas que nos permitem trabalhar com várias áreas. Depende da demanda de cada um dos setores da indústria e o que nós temos disponível dentro das nossas linhas de pesquisas para que a gente possa trabalhar em conjunto com essas empresas”, concluiu Rosana Campos. 

O Sindiquímicos abrange as indústrias dos segmentos sucroalcooleiras, adubos e fertilizantes, carboquímicos e química-geral e tem na sua presidência a empresária Zilma Bauer que falou sobre o evento que reuniu empresários do setor. “O encontro foi valioso por que a gente deslumbrou muitas ideias. Foi uma grande oportunidade para todos no sentido de juntar informações e possibilidades de saber onde estão as soluções para as dores do setor químico. O segmento esteve aqui e pudemos conhecer soluções oferecidas pelo Findeslab e Governo do Estado, por meio da Fapes e do CPID. A ideia é essa, é fazer com que toda a cadeia atue junta”, afirmou Zilma Bauer. 

Texto: Jair Oliveira / Edição: Samantha Nepomuceno 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard