O prazo para as inscrições de propostas de pesquisas no Edital 28/2022 – Universal está acabando. O prazo final da chamada pública é esta sexta-feira (24). Podem ser submetidos projetos de pesquisas científicas, tecnológicas ou de inovação, coordenadas por pesquisadores que sejam mestres ou doutores vinculados a instituições de Ensino Superior e de Pesquisa, localizadas no Espírito Santo.
O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), está investindo R$ 18 milhões no fomento e desenvolvimento da CT&I capixaba. O recurso é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec). Um dos destaques do edital é promover a interiorização da pesquisa no Estado. Para isso, a Fapes destina 30% dos recursos financeiros, prioritariamente, a projetos coordenados por pesquisadores vinculados a instituições localizadas fora da Região Metropolitana da Grande Vitória.
O Universal é considerado um dos mais importante editais da Fapes por aceitar projetos de pesquisas nas mais diversas áreas do conhecimento, por isso, é o mais esperado pelos pesquisadores. Por ser tão abrangente e atendendo aos pedidos dos próprios pesquisadores a Fapes decidiu prorrogar o prazo de inscrição.
O professor de Mestrado do Centro de Artes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Aparecido José Cirilo, já teve apoio em editais da Fapes e defende com entusiasmo o modelo de chamada pública Universal, porque dá a todas as áreas do conhecimento o mesmo tratamento. “A Fapes vem sendo muito justa e tratando com equidade as diferenças entre as áreas. Os benefícios do Universal nos dão um aporte financeiro e garantia de condições mínimas de trabalho, isso, é fundamental para quem faz pesquisas em uma área muito esquecida como a arte. De modo geral, a Fapes acerta nas estratégias e procura atender à demanda na produção da ciência, da tecnologia e da cultura do Espírito Santo”, pontuou José Cirilo.
O pesquisador acrescentou que a pesquisa em arte e cultura não tem apoio do setor privado e os editais da Fapes são fundamentais, há anos, para o Centro de Artes. “Hoje o local conta com estrutura e condições de trabalho, para mestres e alunos, em laboratório com equipamentos de ponta para pesquisas tecnológicas e impressão em 3D”, complementou o professor.
A seleção de projetos está dividida em três(3) faixas de coordenadores e com valores específicos:
As inscrições de propostas devem ser feita na plataforma www.sigfapes.es.gov.br e podem ser de diversas áreas do conhecimento definidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq): Ciências Exatas e da Terra; Ciências Biológicas; Engenharias; Ciências da Saúde; Ciências Agrárias; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências Humanas; e Linguística, Letras e Artes.
Serviço:
Submissão até o dia 24/03, por meio do site www.sigfapes.es.gov.br
Texto: Jair Oliveira
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Jair Oliveira
(27) 3636-1867
comunicacao1@fapes.es.gov.br