Agora, os usuários das ações da Fundação podem tirar dúvidas com a EDITE também no aplicativo.
Você conhece a EDITE da Fapes? A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo disponibiliza a assistente de inteligência artificial EDITE no site para que o atendimento ao público seja mais acessível, prático e eficiente. A novidade é que a partir desta sexta-feira (19) a EDITE também atende pelo WhatsApp.
A EDITE foi lançada pela Fapes em 2024 e de lá para cá já realizou o total médio mensal de mais de 3 mil atendimentos. O foco da assistente de IA é responder dúvidas sobre os editais abertos pela Fundação e tornar a comunicação com o público-alvo da Fapes mais ágil.
“A Fapes não para de lançar novidades. Pensando no nosso beneficiário, estamos apresentando a segunda versão do nosso Agente de Inteligência Artificial, EDITE. A primeira novidade é que esta versão da EDITE foi integralmente desenvolvida para a Fapes, fruto de uma parceria com o Laboratório LEDS do Ifes”, explicou o diretor geral da Fundação, Rodrigo Varejão.
“Uma outra novidade que vale destacar é que a partir de agora a EDITE conta com canal de WhatsApp. Assim, o beneficiário pode, a qualquer momento, enviar sua dúvida pelo aplicativo, inclusive usando mensagens de áudio”, destacou Varejão.
A Fapes, por meio do Núcleo de Tecnologia da Informação (Nutic), firmou parceria com o Laboratório de Extensão em Desenvolvimento de Soluções (LEDS) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) para a inclusão do WhatsApp na EDITE.
Como será a EDITE no WhatsApp?
A novidade é que no aplicativo a IA passa a atender por meio de mensagens de texto e de áudio, mantendo o mesmo fluxo de interação já conhecido na versão web (site).
O áudio enviado é transcrito automaticamente e analisado pelo modelo de IA garantindo que perguntas feitas em formato de áudio sejam respondidas com o mesmo nível de detalhamento e precisão das perguntas em texto.
Outra novidade é a interface no WhatsApp que traz comandos rápidos e facilitam o uso principalmente no celular. Entre eles, estão opções para listar editais abertos, mostrar todos os editais disponíveis, visualizar chamadas em andamento e conferir prazos de encerramento, sempre já com o nome do edital, número, status e convite para solicitar mais detalhes.
O que é a EDITE?
É a assistente de inteligência artificial da Fapes especializada em editais, capaz de explicar objetivos, regras, prazos, valores de auxílio e demais informações oficiais de cada chamada pública aberta pela Fundação.
A EDITE consulta o texto do edital, organiza as informações e devolve respostas em linguagem acessível, sempre indicando a referência do item utilizado, para que o público possa conferir o documento original.
SERVIÇO:
EDITE no WhatsApp
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno | Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 | 3636-1858
comunicacao@fapes.es.gov.br