21/10/2010 14h05 - Atualizado em 10/08/2015 15h20

7ª Semana Estadual de CT desperta valores sustentáveis de forma lúdica

A 7ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, que acontece até esta sexta-feira (22) no Sesi de Jardim da Penha, está provocando novos hábitos para a compreensão da sustentabilidade nas empresas e escolas. Com o tema “ciência para o desenvolvimento sustentável”, o evento reúne em 138 estandes seis modalidades de apresentações: 14º Salão do Inventor Brasileiro, 5ª. Mostra de Ciência e Inovação, 2ª Mostra Inova Findes, 3º Circuito Metropolitano de Popularização da Ciência, 5º Seminário dos Técnicos Industriais e 16ª Mostra de Vídeos Ver Ciência. O evento é coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e Fundação de Amparo a Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).



Nesta edição, a coordenação da Semana valorizou o lado lúdico para a percepção da sustentabilidade no cotidiano. No estande da Sect e Fapes, por exemplo, há espaço para as apresentações técnicas, mas destacam-se os computadores disponíveis para as práticas de jogos educativos. Nos jogos, os visitantes podem pontuar ao separar corretamente o lixo reciclável, podem aplicar conceitos básicos de física para estancar um virtual vazamento de petróleo em alto mar ou até mesmo praticar o “soletrando” com palavras ligadas ao tema. “É muito importante para que os jovens e adolescentes se envolvam com esta causa de forma descontraída e voluntária”, afirmou Marcos Adolfo, coordenador da 7ª Semana.

Nesta sexta, último dia do evento, dentre muitas atividades técnicas, demonstrativas e recreativas, acontece a premiação do 14º Salão do Inventor Brasileiro e o recorde estadual de simultânea de xadrez, quando o eneacampeão capixaba de xadrez vai desafiar 100 jogadores ao mesmo tempo.

De acordo com o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Lucio Spelta, a 7ª Semana é uma realização muito importante para que as pessoas percebam a influência da ciência nas coisas mais simples do dia-a-dia. “É fundamental difundir o conhecimento, a pesquisa e a inovação como aliados da sustentabilidade”, afirmou.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sect
Nides de Freitas
nides@sect.es.gov

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard