19/10/2010 14h43 - Atualizado em 10/08/2015 15h20

7ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia presta homenagem aos destaques de 2010

A abertura da 7ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia foi marcada por muitas homenagens. As oficiais, definidas pelo Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Concitec) aos destaques do setor de CT&I em 2010, as formais de reconhecimento público de entidades e até mesmo as informais, quando muitos gestores, professores e pesquisadores tiveram seus trabalhos destacados em prol da ciência e tecnologia.

A solenidade foi realizada na manhã desta terça-feira (19), no Palácio Anchieta, Centro de Vitória. Considerado um dos mais importantes eventos para a comunidade científica capixaba, a 7ª Semana prossegue até a próxima sexta-feira (22), no Sesi de Jardim da Penha, com muitas opções atrativas. O grupo de teatro Asas apresentou uma performance teatral síntese do espetáculo “No Quintal da Terra”, que será apresentado durante o evento com o tema “aquecimento global”.

As homenagens do Concitec foram definidas em reunião ordinária dos representantes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). Os contemplados foram:

Categoria Instituição Pública: Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema)
Categoria Instituição Privada: Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (Cetcaf)
Categoria Personalidade Setor Privado: Klinger Marcos Barbosa Alves
Categoria Destaque Profissional CT&I: Alberto Ferreira de Souza
Categoria Personalidade do Setor Público: Marcos Adolfo Ferrari
Categoria Destaque Nacional: Fernando Haddad, Ministro da Educação

O Instituto Brasileiro de Inovação também prestou suas homenagens aos inventores capixabas que receberam medalhas internacionais pelas suas pesquisas. O médico veterinário Marcelo Vivácqua ganhou medalha de ouro em Genebra e bronze em Taiwan pela invenção do sistema de castração química de animais, denominado Stop Sex. Já a pesquisadora Carmem Celia Lima Silva foi homenageada pela invenção do teclado em braile.

O secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Lucio Spelta, afirmou que são muitas as conquistas do setor para aprimorar a qualidade do desenvolvimento do Estado com mais qualificação e conhecimento sustentável. “Em pouco tempo veremos nossa biodiversidade ser a maior alavanca do desenvolvimento capixaba”, disse.

O professor Klinger Barbosa discursou, representando todos os homenageados pelo Concitec. Ele lembrou das intermináveis lutas as quais se envolveu junto com o então deputado Paulo Hartung para incluir as políticas de ciência e tecnologia entre as prioridades do Espírito Santo.

O governador Paulo Hartung afirmou que era uma alegria participar da abertura da 7ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. Hartung destacou a importância do tema do evento: “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”. “Esse tema vem ao encontro do modelo de desenvolvimento que estamos implantando no Espírito Santo, que é socialmente inclusivo, geograficamente desconcentrado e ambientalmente equilibrado”, afirmou.

Hartung ressaltou que a educação, a formação profissional e o desenvolvimento de tecnologia são as bases de sustentação do presente e, principalmente, do futuro do Espírito Santo. “Trabalhamos hoje para fazer com que o Espírito Santo seja provedor para o Brasil e para o mundo de profissionais qualificados e de tecnologia de excelência”, pontuou.

A 7ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia é coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) e conta com a parceria de diversas instituições de ensino e pesquisa, representantes do setor produtivo, professores, pesquisadores, todos com interesse e trabalho no campo científico e tecnológico e que organizam e apresentam variadas atividades que geram benefícios para a qualidade de vida da população capixaba. As atividades prosseguem até o dia 22 no Sesi de Jardim da Penha, com entrada franca.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação Sect
Nides de Freitas
nides@sect.es.gov.br

Assessoria de Imprensa do Governo do Estado
Daniel Simões
27-99413723

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard