26/03/2010 15h35 - Atualizado em 10/08/2015 15h19

1ª CECTI mobiliza comunidade científica e produz debates importantes para a estratégia capixaba em C,T&I

A 1ª Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia (1ª CECTI), que ocorreu durante os dias 24, 25 e 26 de março, no Centro de Convenções de Vitória, superou as expectativas e mobilizou a comunidade científica capixaba. O evento foi proposto pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia para reunir as propostas de CTI no ES, visando a construção do plano estratégico de investimentos no setor. Foram inscritos aproximadamente 470 pessoas, entre mestres, doutores, professores, estudantes e profissionais da área.

De acordo com o Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia, Paulo Foletto, foi um evento determinante para a consolidação da política estadual de Ciência e Tecnologia. “Tivemos o cuidado de envolver e convidar todos os atores da cadeia do conhecimento e da pesquisa no Estado. Queremos que o nosso desenvolvimento seja em sintonia com nossa capacidade de pesquisar e inovar”, afirmou Paulo Foletto.

“Por ser a primeira Conferência Estadual de Ciência e Tecnologia, ela superou as expectativas. O evento conseguiu bons resultados em número de participantes, instituições e na metodologia empregada.”, afirmou Aureliano Nogueira, diretor presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa no Espírito Santo.

O presidente afirmou que este é um momento histórico que une academia, gestores públicos, população e o setor produtivo para debater CT&I. Segundo ele, “na conferencia ninguém chega para aprender, mas chega para desenvolver um tema, conhecer e dar opiniões em várias mesas que proporcionam informações e opiniões para novas estratégias”.

A 1ª CECTI também possibilitou um ambiente para discutir quais são os entraves que existem para realizar um projeto de inovação envolvendo os setores empresariais, acadêmico e governo. Expõe a visão dos diversos segmentos na dificuldade de inovar.

De acordo com o representante da Finep (Finaciadora de Estudos e Projetos do MCT), Alexandre Rodrigues, “não há futuro para uma política de inovação que não construa esse tipo de ponte e, num estado megadiverso como o Espírito Santo, os pilares dessa ponte são a inclusão social e a sustentabilidade”, afirmou.

A ’World Coffe’ foi a metodologia utilizada na conferência. “Foram instaladas várias mesas e cada participante foi motivado a colaborar com suas idéias sobre o tema de cada mesa, podendo circular por outras mesas ouvindo e sugerindo mais. Isso gerou mais interação dos participantes. A idéia é a participação de todos de uma forma descontraída.”, disse João Teles, Coordenador Metodológico da Conferência.

O processo metodológico utilizado na conferência possibilitou um confronto de idéias diferentes a respeito de um mesmo tema. Da síntese dessas idéias diferentes surge uma base comum e representativa sobre os caminhos que o Estado deve seguir. “A conferência permite o encontro de idéias para solução do Espírito Santo em várias áreas”, afirmou o conferencista Luiz Fernando Schettino, da Ufes.

A 1ª CECTI se utilizou das mídias sociais para divulgá-la. “Boa parte das inscrições vieram das mídias sociais, elas tem um poder multiplicador fantástico”, afirmou o Hugo Martinelli, responsável pela mobilização do evento na internet. O resultado de todos os debates será apresentado na semana que vem durante a 4ª Conferência Regional Sudeste de CTI, que vai acontecer dias 30 e 31 de março, também no Centro de Convenções de Vitória.

Assessoria de Comunicação da Sect
Nides Freitas