29/03/2017 14h04 - Atualizado em 29/03/2017 14h11

Workshop Sinapse da Inovação é realizado em São Mateus  

A Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), por meio de sua Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação – FAPES, promoveu, na manhã desta terça-feira (28), em São Mateus, o Workshop do programa Sinapse da Inovação. O evento aconteceu na Faculdade Vale do Cricaré e estiveram presentes 30 pessoas de nove instituições da mesorregião Norte do Espírito Santo, que puderam estabelecer parcerias, conhecer e discutir a edição capixaba do programa.

A abertura do Workshop foi realiza pelo Diretor-Presidente da FAPES, José Antonio Bof Buffon, que deu boas-vindas aos convidados e anunciou a chegada do Sinapse da Inovação ao Espírito Santo. Em seguida, Fernanda Konradt de Campos, da Fundação CERTI, apresentou o programa, seu histórico, resultados e alguns detalhes da edição do Sinapse no estado.

Na sequência, a coordenadora de projetos da Fundação CERTI, Eliza Coral, apresentou os resultados do estudo do Ecossistema de Inovação do estado realizado no início deste ano, que apontou principais vocações, potenciais, tendências e oportunidades para cada mesorregião do Espírito Santo, que servirão como base para a definição dos setores e temáticas que serão priorizados no edital do programa.

Os participantes puderam discutir os resultados do estudo e participar de uma atividade para a formação da rede de parceiros do Sinapse da Inovação na região.

Ainda nesta semana, outros quatro workshops serão realizados nas principais cidades do estado. O lançamento do edital deve acontecer na segunda quinzena de maio e, na sequência, serão realizados diversos eventos e ações de divulgação do programa para atingir empreendedores de todo o estado.

Se a sua instituição não pôde comparecer ao evento mas tem interesse em ser parceira do programa, entre em contato pelo e-mail sinapse.es@sinapsedainovacao.com.br.

 

O Programa Sinapse da Inovação ES

O Sinapse da Inovação é um programa de incentivo ao empreendedorismo que oferece recursos financeiros, capacitações e orientação técnica para transformar ideias inovadoras em empreendimentos de sucesso.

Desde o seu lançamento, em 2008, até a 4ª edição no estado de Santa Catarina, em 2014, o Sinapse da Inovação apoiou a criação de 294 empresas, das quais 83% estão ativas no mercado com um faturamento estimado de mais de R$ 120 milhões em 2014. As empresas criadas geraram 1200 postos de trabalho altamente qualificados, já depositaram pelo menos 94 patentes e geraram 259 relações de parcerias com universidades, grandes empresas e entre as próprias empresas geradas no programa.

Em 2015, o programa começou sua primeira operação fora do estado, com o Sinapse da Inovação Amazonas, em parceria com a FAPEAM, e em 2017 chega ao Espírito Santo.

 

Texto: Fundação Certi

 

Informações à Imprensa:

Fernanda Magalhães

comunicacao@fapes.es.gov.br

3636-1868

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard