26/03/2021 18h52 - Atualizado em 26/03/2021 18h55

'Validação do Modelo de Negócio' é tema de workshop realizado pela Fapes com contemplados do Programa Centelha 

Print do segundo dia do workshop.

O evento foi uma parceria com a Fapemat e aconteceu em formato virtual.

As manhãs dessa quinta-feira (25) e desta sexta-feira (26) foram de aprendizado e troca de experiências para os contemplados do Programa Centelha no Estado. A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), realizou o primeiro de uma série de workshops de acompanhamento do Programa Centelha. O evento foi nacional, aconteceu em formato virtual e as capacitações foram realizadas pelo Parque Tecnológico do Mato Grosso.

Aproximadamente 50 capixabas participaram do workshop, que reuniu cerca de 76 empresas contempladas pelo Programa Centelha no Brasil. O diretor de Inovação da Fapes, Elton Siqueira Moura, participou do evento e fez um pronunciamento na abertura. “É importante as interações e integrações entre profissionais para o crescimento do capital social. Podemos pensar no capital social como sendo os benefícios que as pessoas podem obter sabendo quem pode ajudá-las em determinado assunto. Esse workshop reforça o nosso capital social, fundamental para ampliarmos nosso horizonte”, comentou o diretor de Inovação.

Elton Siqueira Moura continuou: “O workshop promove novas visões, novas técnicas e experiências capazes de manter o direcionamento dos empreendedores e mantê-los focados no atingimento de seu objetivo. E, claro, uma vez que vendo outros empreendedores passando pelas mesmas dificuldades e dando solução para problemas, muitos deles semelhantes, faz com que se motivem para ultrapassar as barreiras.” 

O tema do primeiro encontro foi a “Validação do Modelo de Negócio” e os participantes puderam aprender como usar métodos e ferramentas ágeis em seus empreendimentos; de que forma devem auxiliar os negócios na validação da proposta de valor; a definição de soluções com foco no cliente; quais formatos de monetização; e a definição de estratégias de acesso ao mercado.

Lionan Benjamim Dantas Ferreira, de 29 anos, é analista de sistemas e tem uma empresa na área de fidelização de clientes, que trabalha auxiliando os estabelecimentos comerciais a atrair novos clientes e fidelizar os atuais. A empresa, que foi projetada em 2018 e entrou no mercado em 2020, foi uma das 54 contratadas pelo Programa Centelha em seu primeiro edital no Espírito Santo. 

O empresário participou dos dois dias de workshops e contou como o evento agregou ao seu empreendimento: “Foi uma ótima maneira de poder interagir com outros empreendedores que estão no mesmo estágio que a minha empresa. Poder debater ideias, ouvir dicas e ter novos insights, além de todo o conteúdo ministrado sobre a validação do modelo de negócio, que é algo muito importante no empreendedorismo, e que a todo tempo precisamos estar atentos para saber se estamos no caminho certo, foi enriquecedor.” 

Próximos workshops 

O próximo workshop está previsto para o dia 29 de abril com o tema “Aspectos Básicos da Gestão do Negócio”, seguido pelo terceiro evento no dia 27 de maio que vai debater o tema “Marketing Digital”.  O quarto workshop será no dia 24 de junho com o tema “Sustentabilidade – Práticas dos ODS” e por fim, o último encontro está previsto para o dia 29 de julho e visa a discutir o tema “Aspectos Jurídicos”.  

O Programa Centelha 

O Programa Centelha visa a estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Espírito Santo. O programa irá oferecer capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. No Espírito Santo, o primeiro edital do Programa foi lançado em setembro de 2019 e recebeu 3.556 propostas. Um recorde nacional. 

A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI e, no Espírito Santo, é executada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

Texto: Samantha Nepomuceno

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Jair Oliveira
(27) 3636-1867 / 99309-7100
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard