07/01/2016 10h19 - Atualizado em 07/01/2016 10h29

Último dia para inscrições no Programa NossaBolsa

Termina nesta quinta-feira (07), às 18 horas, o prazo de inscrição no Programa Estadual de Bolsa Universitária NossaBolsa, que deve ser feita, exclusivamente, pelo site www.nossabolsa.es.gov.br. Ao todo, são oferecidas 965 vagas em diversos cursos de graduação em faculdades particulares localizadas no Espírito Santo, em áreas estratégicas, como: tecnológicas; formação de professores para o ensino fundamental e médio; saúde e ciências sociais aplicadas.

O valor da bolsa poderá ser de 50% a 100% da mensalidade, para famílias que possuem renda per capita de até três salários mínimos. Para se candidatar, os interessados devem ter cursado o ensino médio em escolas públicas. A seleção dos bolsistas terá como critério a nota média no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano de 2015. A pontuação mínima deve ser de 500 (quinhentos) pontos nas provas objetivas de Linguagens: Códigos e suas tecnologias; Matemática e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias e Ciências da Natureza e suas tecnologias. A novidade para 2015 é inclusão da prova de redação como critério: 450 pontos alcançados.

O período de inscrições do NossaBolsa foi aberto em 21 de dezembro. De acordo com a gerente de Educação e Desenvolvimento Social da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Maria Alice Rosa, até a manhã desta quarta-feira (06), 11.924 candidatos foram inscritos, sendo que os cursos mais procurados são: Educação Física, com 48,62% de candidatos por vaga; Arquitetura e Urbanismo, com 42,42% e Direito, com 29,60%.

O programa NossaBolsa é desenvolvido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e Fapes. Atualmente contempla 16 municípios de todas as regiões do Estado e conta com um total de 4.154 bolsistas em sala de aula. O objetivo do programa é possibilitar o ingresso dos estudantes do ensino médio público na faculdade, formar profissionais qualificados para os setores prioritários da economia do Estado e promover o desenvolvimento econômico e social por meio do conhecimento.

Assessoria de Comunicação – SECTI

Lucyano Ribeiro - lucyano.ribeiro@secti.es.gov.br

(27) 3636 1822

Tópicos:
NOSSABOLSA

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard