16/02/2018 17h11 - Atualizado em 16/02/2018 17h24

Última semana para Instituições concorrerem a cotas de bolsas de mestrado e doutorado

Na próxima sexta-feira (23), termina o prazo para que as Instituições de Ensino Superior (IES) submetam propostas para pleitear cotas de bolsas de mestrado e doutorado, pelo Programa de Capacitação de Recursos Humanos na Pós-graduação (Procap), com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Serão disponibilizadas 100 bolsas de mestrado com recurso total de 4 milhões e 224 mil reais, sendo metade disponibilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a outra metade pela Fapes, e mais 40 bolsas de doutorado no valor total de 3 milhões e 600 mil reais com recursos provenientes da Capes, sendo fruto do acordo de cooperação firmado juntamente com a Fapes.

As inscrições devem ser feitas pelo Programa de Pós-graduação (PPG) de cada IES, que deve estar atenta aos requisitos destacados no edital, disponibilizado no portal da Fapes (www.fapes.es.gov.br).

Como funciona

Os estudantes interessados pelas bolsas somente podem consegui-las por meio do Programa de Pós-graduação de cada instituição, que fica responsável por pleitear cotas na Fapes pelo edital Procap. Não é possível que o aluno se inscreva pelo edital, já que ele é destinado apenas às Instituições.

Os PPG’s devem requerer cotas de bolsas com base em todos os requisitos exemplificados no edital, e posteriormente indicar os candidatos às bolsas no Sig Fapes. A equipe técnica da Fapes vai analisar cada candidato e verificar se atende aos requisitos também destacados no edital.

Então, todos aqueles interessados devem procurar o Programa de Pós-graduação de sua instituição para concorrer à bolsa de mestrado e doutorado, para que depois a própria IES faça seu processo seletivo de acordo com critérios internos.

Sobre o Procap

O Programa tem o objetivo de apoiar a formação de recursos humanos qualificados, bem como a manutenção de padrões de excelência e eficiência na pós-graduação e também para a qualificação de professores da rede pública de ensino fundamental e médio, municipais e estadual do Espírito Santo, além de promover a construção de uma base sólida de pesquisadores altamente qualificados no Estado.

Confira abaixo o cronograma:

Data limite para submissão das propostas (até 17h59)

23/02/2018

Previsão de divulgação do Resultado de Seleção homologado

A partir de 12/03/2018

Previsão de início da indicação do primeiro bolsista pelo PPG

A partir de 13/03/2018

Palloma Spala/ Fernanda Magalhães