22/09/2017 14h42 - Atualizado em 22/09/2017 14h43

Ufes tem melhora de pontuação em avaliações da Capes e Ranking Universitário

Com o objetivo de impulsionar a melhoria no ensino das Instituições do país, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), realiza, a cada quatro anos, avaliações para medir o nível do ensino e da qualidade das pós-graduações stricto sensu (mestrado e doutorado).

Na última avaliação, realizada no período de 21 a 25 de agosto e de 28 de agosto a 01 de setembro deste ano, a Capes avaliou 4.175 programas. Na lista divulgada esta semana, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) conta com 13 cursos com nota cinco, sendo que a pontuação máxima é sete.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufes, Neyval Costa Reis Junior, destaca que este resultado é excelente. “Além dos 13 cursos com nota 5, tivemos seis cursos que aumentaram sua nota para 4. Com esta nota, os cursos poderão solicitar a abertura do curso de doutorado. É o caso do mestrado em Ciências Contábeis, que possivelmente ofertará doutorado em 2018, e o de Agricultura Tropical, ofertado no Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes), que também poderá expandir”, disse.

Os 13 cursos de pós-graduação avaliados com nota 5 foram: Astrofísica, Cosmologia e Gravitação; Biotecnologia; Educação; Engenharia Ambiental; Engenharia Elétrica; História; Doenças Infecciosas; Psicologia; Química; Saúde Coletiva; Política Social; Renobio (Rede Nordeste de Biotecnologia; e Profmat (Mestrado Profissional em Matemática). Já os seis cursos que aumentaram suas notas para 4 foram: Ciências Contábeis, Agricultura Tropical, Economia, Filosofia, Psicologia Institucional e Ciências Sociais.

Melhora

Além da boa avaliação na Capes, a Ufes também registrou melhora de posições entre 10 cursos no Ranking Universitário Folha (RUF-2017), um estudo organizado pelo jornal Folha de S. Paulo desde 2012, além de ficar na 28ª posição entre as 195 universidades do país.

Apesar de ter ficado em uma posição menor em relação ao ano anterior, onde ficou na 27ª posição, há uma evolução em relação aos anos anteriores, que foram da 32ª, em 2012; 34ª, em 2013; 31ª, em 2014; e 30ª, em 2015. Entre as instituições federais, a Universidade ficou na 20ª posição. A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi a primeira colocada. “Além dessas colocações, o Guia do Estudante indica o selo de qualidade para 69 cursos de graduação. E, é nesse contexto de desenvolvimento da ciência e tecnologia no Espírito Santo que a Ufes se consolida como referência”, destacou o reitor da Ufes, Reinaldo Centoducatte.

A nota geral da Ufes foi de 79,35, e os cursos que mais se destacaram este ano foram Arquitetura e Urbanismo, que passou da 87ª posição em 2016 para a 38ª; Engenharia Elétrica, que passou da 65ª posição também no ano passado, para  34ª;  Fisioterapia, passando da 43ª posição para 26ª, Ciências Contábeis, que passou da 40ª posição para 21ª, Design que passou de 54ª para 44ª, entre outros cursos que também tiveram melhoras, como Agronomia, que passou da 20ª para a 17ª, em relação ao ano passado. A lista completa pode ser acessada pelo site da pesquisa RUF.

RUF

O Ranking Universitário Folha se baseia em dados coletados nas bases de pesquisa Inep-MEC, Web of Science (Thomson Reuters), SciELO, Inpi, FAPs, CNPq e Capes, além de duas pesquisas anuais realizadas pelo Datafolha.

Os indicadores têm pesos diferentes na composição da pontuação final. A categoria com maior peso é a de pesquisa científica, seguida de qualidade do ensino, mercado de trabalho e internacionalização e inovação.

Para cada indicador existem alguns critérios que são considerados. Em ensino, por exemplo, o maior peso vem das entrevistas feitas pelo Datafolha com docentes qualificados como avaliadores do MEC, mas são considerados também a proporção de mestres e doutores e de professores em dedicação parcial e integral no total docente e o desempenho no Enade.

O Diretor-Presidente da FAPES, José Antonio Bof Buffon, salienta que a “presença de uma Universidade do porte da Ufes, capaz de oferecer um amplo leque de cursos de boa qualidade, da graduação ao doutorado, é um fator de extrema importância para ao desenvolvimento do Espírito Santo, de vez que o desenvolvimento está indissoluvelmente ligado à oferta de profissionais qualificados em todos os níveis”.

Informações à imprensa

Palloma Spala/ Fernanda Magalhães