05/07/2023 11h00 - Atualizado em 06/07/2023 14h43

Startups selecionadas para Prêmio Espírito Startups da Rede Vitória são apoiadas pela Fapes

Foto Divulgação: Freepik

A premiação é estadual e está na 3ª edição.

A 3ª edição do reality show de inovação promovido pela TV Vitória/Record TV já tem data para começar. O “Espírito Startup” estreia no próximo dia 15 de julho e, nesta semana, foi divulgado as nove startups escolhidas para participarem da disputa. Oito, das nove empresas, já receberam apoio financeiro do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), por meio de editais públicos de fomento ao ecossistema de inovação e empreendedorismo capixaba.

De acordo com o site Folha Vitória, que divulgou os nomes das empresas definidas, a seletiva contou com mais de 300 startups mapeadas por diversas instituições do ecossistema de inovação do Estado. “Os critérios foram uma forma de aumentar o impacto do programa, inserindo uma gama diversificada de startups. Além de aspectos financeiros e a viabilidade do negócio, consideramos a diversidade da equipe e o impacto social da solução apresentada”, comentou Julia Caiado, CEO da GlobalTouch, uma das empresas que participou do processo seletivo do “Espírito Startups”.

“Cada vez mais os negócios precisam entender qual o impacto querem ter no mundo, qual legado querem deixar. Isto é, considerar esses fatores na seleção, mostrar para onde o programa quer caminhar, que é impactar positivamente o ecossistema”, completou Julia Caiado.

O diretor-presidente da Fapes, Denio Arantes, ressaltou que oito, das as nove startups escolhidas para o prêmio, terem apoio da Fundação demonstra que os investimentos do Governo do Estado no fomento da inovação estão no caminho certo. “O Governo do Estado investiu em inovação, tecnologia e pesquisa e os frutos desses investimentos nós estamos colhendo agora. São empresas com especialidades diferentes e entregas de soluções que realmente impactam na sociedade”, explicou.

Denio Arantes também destacou o papel exercido pela Fapes como agência de fomento à inovação. “A Fapes tem um papel fundamental nesse processo que expliquei. Afinal, a Fundação, por meio dos inúmeros editais públicos de apoio a projetos de inovação, abertura de startups e capacitação de empreendedores, oferece suporte por toda a trilha da inovação que uma startup percorre para alcançar sucesso e gerar emprego e desenvolvimento para o Espírito Santo”, frisou o diretor-presidente da Fapes. 

Conheça as startups apoiadas pela Fapes que vão disputar a premiação:

  1. Auati: Editais Centelha I e Spin Off II 

Marketplace virtual em que profissionais de diversas áreas podem vender e comprar serviços a partir de permutas. A startup, considerada de impacto por atender a três dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), foi desenvolvida em meio a um cenário de crise econômica devido à pandemia da Covid-19 e tem o propósito de fazer pessoas físicas e jurídicas a acreditarem que “o seu trabalho é a sua moeda”, slogan da empresa que já tem usuários de várias partes do Brasil. 

  1. ByPantry: Participa dos Editais Cluster e Spin Off II 

ByPantry é uma startup capixaba criada para auxiliar o consumidor a encontrar os melhores preços para sua lista de compras de produtos essenciais no seu dia a dia. 

“Somos entusiastas da tecnologia e aplicamos todos os recursos disponíveis em prol do consumidor, fazendo com que, ao final do processo, todos saiam ganhando com isso. Não é preciso mais rodar todo o bairro e visitar várias lojas, pois a partir do aplicativo ByPantry no smartphone é possível criar a lista com os produtos que precisa, avaliar os melhores preços por região ou loja e economizar. Finalizando a compra, o usuário escaneia a sua nota fiscal e contribui com novas atualizações para a base ajudando assim outros consumidores”. 

  1. Lauduz: Edital SEEDES 

Startup da área de saúde que tem o propósito de desenvolver soluções para cuidar da saúde de colaboradores de empresas, buscando a redução dos custos com planos de saúde. Uma das soluções criadas pela empresa é o Telekit, um equipamento portátil que permite consultas de telemedicina com a aferição de sinais vitais. 

  1. MedAssist: Participou do Edital SEEDES 

O MedAssist é uma plataforma inovadora de telemedicina. 

A startup construiu a plataforma com foco na colaboração e foi projetada para agilizar e simplificar a emissão de pareceres por médicos especialistas. Essa ferramenta visa a aprimorar a colaboração entre especialistas e médicos clínicos gerais no processo de tomada de decisão em casos complexos. 

  1. Nano Smart: Participou do Edital SEEDES 

A Nano Smart é uma startup que trabalha em prol da segurança alimentar. A partir da nanotecnologia, desenvolvemos sistemas inteligentes para detectar contaminantes nos alimentos. Utilizamos dos nossos dispositivos para entregar dados aos consumidores e também às empresas. 

  1. RefilMe: Participou do Edital SEEDES 

A RefilMe é uma startup de marketing de propósito comprometida em construir um mundo mais sustentável e fortalecer marcas no mercado. A empresa surgiu em 2019, ao perceber a quantidade de garrafas plásticas utilizadas para se hidratar fora de casa e a falta de destinação adequada desses resíduos. 

Atualmente, a empresa conta com grandes marcas em seu portfólio de clientes, incluindo Allianz, Shell, Brahma, Budweiser e Suzano. Graças às ações da RefilMe com essas e outras empresas, já foram poupados 2,3 milhões de litros de água e evitada a emissão de mais de 78 mil quilos de CO2 na atmosfera. 

  1. Takeat: Participou dos Editais Centelha I e Tecnova II 

Startup capixaba que foi criada em 2020 pelo CEO Miguel Carvalho e que vende as dificuldades que os clientes tinham nos restaurantes food service criou a Takeat, um site para restaurantes inteligentes que oferece garçom digital em que o cliente pode fazer o pedido direto da mesa, tendo o garçom e o cardápio na palma da mão. 

Além de clube de benefícios em que os clientes acumulam pontos ou cashbacks para a próxima visita, gestão e PDV com controle de estoque, ficha técnica de produtos, controle financeiro, entre outros. A plataforma também oferece delivery sem taxa, por meio de um link exclusivo para o delivery automatize. 

A startup tem como visão ser a maior referência tecnóloga para restaurantes inteligentes. 

  1. Wibag: Participou dos Editais Centelha I e SEEDES 

A startup Wibag oferece um produto inovador pensado e produzido para atender às diversas demandas dos setores de eventos, audiovisual e comércio. Um produto jovem, mas vencedor de editais de inovação e incubado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes). 

Em pouco tempo conquistou clientes, como Ipiranga, Camisa 10, Liga de Marketing, Ativação Marketing, Vale, Prefeitura de Vila Velha, Banestes e Hoffman.

Editais de fomento à inovação da Fapes

Conheça o que são as chamadas públicas lançadas pela Fapes em que as nove startups recebem apoio financeiro:

Programa Centelha:

O Programa Centelha é o 1º impulso para quem quer empreender e é destinado às startups em fases de ideação à operação. O Programa oferece apoio e recursos financeiros a projetos inovadores. Os projetos passam por um período de acompanhamento, recebendo recursos financeiros, capacitações, descontos e créditos junto a empresas parceiras, além de apoio para network e outros benefícios. Duas edições do Centelha já foram lançadas pela Fapes no Espírito Santo e o próximo edital está previsto para 2024.

Edital Cluster de Inovação:

O Edital Cluster é focado na promoção da competitividade dos clusters econômicos do interior do Espírito Santo. O edital oferece recursos financeiros para o desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios vividos pelos governos e empresários locais. O edital atende projetos em fase de ideação à operação e o próximo edital está previsto para 2024.

Edital de Apoio a Projetos Inovadores e Spin-Off:

Com o objetivo de estimular o surgimento e o fortalecimento de novas empresas derivadas, as spin-offs, o edital oferece recursos financeiros para o desenvolvimento de produtos, bens, serviços ou processos inovadores em empresas capixabas, estejam eles em fase de operação, tração ou escala. A 3ª edição do edital está prevista para 2024.

Edital de Apoio a Negócios de Impacto Socioambiental Inovadores Capixabas (NIS):

Com o objetivo de apoiar o desenvolvimento e o aprimoramento de produtos e/ou processos inovadores que combatem ou mitiguem problemas socioambientais do Espírito Santo, o edital oferece apoio e recursos financeiros a projetos em fase de ideação à tração. A 2ª edição do edital está prevista para 2024.

Programa SEEDES:

O SEEDES é o 1º programa público de aceleração de startups do Estado! O Programa Startup e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo (SEEDES) fomenta projetos de inovação em fases de tração ou escala, por meio de incentivos financeiros, capacitações e ações de difusão. A 2ª edição do programa está prevista para o 2º semestre de 2023.

Programa Tecnova:

Voltado para projetos de inovação em fase de tração ou escala, o Tecnova oferece recursos financeiros para o desenvolvimento de produtos, bens, serviços ou processos inovadores que envolvam riscos tecnológicos associados a oportunidades de mercado e que estejam relacionados aos setores econômicos estratégicos para as políticas estaduais e federais. A 3ª edição do Programa está prevista para o 2º semestre de 2023.

Texto: Samantha Nepomuceno

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard