18/07/2024 11h17 - Atualizado em 18/07/2024 11h58

Startups apresentam resultados de projetos de apoio aos clusters do interior do Estado em demoday da Fapes

O edital de Apoio aos Cluster de Inovação Capixaba teve início em 2022 e seu objetivo é promover a competitividade dos setores que compõem os clusters econômicos do interior do Espírito Santo.

Chegou um dos momentos mais aguardados do Edital de Apoio aos Cluster de Inovação Capixaba – nº 26/2022. A chamada pública, lançada de forma inédita pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), selecionou 24 startups na 1ª etapa que criaram soluções para resolver demandas dos clusters econômicos localizados no interior capixaba, nas áreas de comércio, agronegócio e órgãos públicos municipais. Nessa quarta-feira (17), as startups apresentaram resultados alcançados durante demoday promovido pela Fapes, no auditório do Hub+ES, no Centro de Vitória.

O edital nº 26/2022 investe R$ 2,8 milhões. O valor é oriundo do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo/Mobilização Capixaba pela Inovação (Funcitec/MCI). As apresentações fazem parte da 2ª etapa de seleção do edital e aconteceram no formato de pitch. Tudo foi acompanhado por um comitê avaliador formado por integrantes que representaram as instituições de atuam com inovação: Fecomercio, Inova Serra, Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes), ES em Ação, Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) e MCI. Os projetos inovadores da 1ª etapa foram desenvolvidos por um ano e receberam R$ 75 mil cada.

Das apresentações, 10 projetos de startups serão selecionados para seguirem para a 2ª etapa do edital, em que farão a escala das soluções a partir de novo apoio financeiro no valor de R$ 100 mil para cada.

O diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão, afirmou que o edital teve como objetivo promover a competitividade dos setores que compõem os clusters econômicos capixabas. “Toda chamada que a Fapes executa tem um detalhe e esta, em particular, quer aproximar o empreendedor das demandas reais dos setores público e privado. Isso é importante e é um diferencial. Estamos indo além da Grande Vitória, porque quando falamos de tecnologia e inovação queremos envolver todo o território capixaba. É uma ação, um investimento que visa a fortalecer o ambiente de negócios. Ao apoiar esses projetos das startups, queremos desenvolver soluções inovadoras para os desafios que são comuns aos clusters para que se tornem referência econômica estadual e nacional”, afirmou Varejão.

“Quando surgiu a ideia do edital do cluster, pensamos exatamente em uma forma das startups irem para o interior e não ficarem restritas à Região Metropolitana. O objetivo foi ajudar os cluster de forma que possam se manter e abrir novos mercados. Temos a meta de ter mil startups no Estado até 2030 e já estamos perto deste número. Mas o mercado é pequeno, portanto, o foco da Fapes junto à Secti é levar as startups para fora do Estado, mas manterem as bases aqui”, destacou o diretor de Inovação da Fapes, Elton Moura.

O subsecretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Jales Cardoso Soares Júnior, afirmou que a ciência e a inovação não precisam se concentrar na Grande Vitória. “Quando chegamos na Secti e fomos analisar o relatório do MCI e as metas até 2030, nos surpreendemos com a meta de termos mil startups no Estado. O Espírito Santo tem 78 municípios e não podemos olhar só para a Grande Vitória. Hoje, a gente está junto com a Fapes de mãos dadas com pautas importantes para o ecossistema em que todo o Governo do Estado está envolvido. O nosso governador é um líder que permite a gente pensar inovação para além do nosso tempo. Estamos aqui trabalhando e a prova disso são vocês aqui!”, comentou o subsecretário.

Durante a seleção para a 2ª etapa do edital, foram analisados nos projetos: evidências dos resultados alcançados e defesa da oportunidade de escala do negócio e extensão do projeto em nova microrregião. A previsão é de que no mês de agosto a Fapes divulgue o resultado da seleção com as 10 startups que seguirão para a 2ª etapa.

O que é o edital Cluster da Fapes?

Focado na promoção da competitividade dos clusters econômicos do interior do Espírito Santo, o edital oferece recursos financeiros ao desenvolvimento de soluções inovadoras para os desafios vividos pelos governos e empresários locais. O edital atende projetos em fase de ideação a operação.

O edital é composto por duas etapas:

1ª Etapa (já finalizada) – Aquecimento: os 24 projetos selecionados identificaram problemas presentes no cluster de sua microrregião, propuseram e implementaram solução junto a pelo menos uma organização local;

2ª Etapa – Escala: as 10 startups selecionadas no demoday vão escalar a solução proposta junto a pelo menos duas novas organizações presentes na mesma região ou em diferentes microrregiões do interior do Espírito Santo.

O que são clusters econômicos?

São aglomerações geográficas de empresas com capacidades similares ou intimamente complementares. Um exemplo de clusters econômico é o polo de moda da Glória, em Vila Velha, em que diversas empresas da área da moda e da beleza estão concentradas em um mesmo local.

Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Gabriela Galvão