03/10/2023 13h40

Startup capixaba financiada pela Fapes tem ideia comprada no Shark Tank BR

A empresa Titibum – Roupas Flutuantes recebe apoio do Governo do Estado através do Edital Tecnova II da Fapes.

Tem startup capixaba fazendo história no Brasil! A empresa Titibum – Roupas Flutuantes foi selecionada para participar do 3º episódio, da 8ª temporada do programa Shark Tank Brasil, exibido na noite dessa segunda-feira (02). A startup é apoiada financeiramente pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) por meio do Edital Tecnova II.

Rita de Cassia Perini Dillem é a CEO da Titibum e contou como foi o processo de seleção para empresa capixaba participar do programa nacional. “A produtora do programa me convidou para participar da seletiva que foi composta por quaro etapas. Iniciei preenchendo um formulário, depois apresentei um projeto, em seguida tive que fazer um estudo mercadológico e por fim a simulação de um pitch em uma videochamada. Todas as etapas eram eliminatórias e eu consegui ser aprovada em todas”, explicou a CEO.

Ainda de acordo com Rita Dillem cerca de 10 mil empresas se inscreveram para participar da 8ª temporada do Shark Tank BR e, dessas, 54 foram selecionadas para participarem do reality. “O meu pitch foi feito em dois minutos. Eu acredito que fui sucinta e consegui apresentar o que é a Titibum de forma assertiva. O que gerou o maravilhoso resultado”, frisou.

Ao final da apresentação da CEO um dos investidores do programa, o treinador de alta performance e empresário Joel Jota, ofereceu a Rita Dillem R$ 500 mil para investir na startup com o objetivo de alavancar ainda mais a empresa para alcançar o mercado internacional, além de sociedade com a compra de 50% da Titibum. “Eu não tive dúvidas na hora de aceitar. Foi um momento mágico. O meu sócio Joel Jota se conectou a nossa empresa. Foi muito emocionante”, afirmou a CEO.

Rita Dillem também comentou sobre como o apoio recebido da Fapes foi um diferencial para a startup. “Se não fosse a participação da Titibum no Edital Tecnova II da Fapes nada disso seria possível. Eu já investi muita coisa por conta própria sem ter condições e a mínima estrutura. Quando a gente começa a empreender enfrentamos muita dificuldade. Então, por meio do edital da Fapes eu pude sair de um protótipo para um produto mínimo viável. E, agora nessa fase que estamos, de escalonar e seriar nossa ideia, com fabricação de um produto bem mais reformulado e ainda sujeito a melhorias, o apoio da Fapes tem ajudado muito”, contou Rita Dillem.

O diretor-presidente da Fapes, Denio Arantes, ressaltou que o alcance conquistado pela startup capixaba demonstra que os investimentos do Governo do Estado no fomento da inovação estão no caminho certo. “O Governo do Estado investiu em inovação, tecnologia e pesquisa e os frutos desses investimentos nós estamos colhendo agora. É uma empresa que realiza uma entrega de solução totalmente inovadora e que impacta na sociedade”, explicou.

Denio Arantes também destacou o papel exercido pela Fapes como agência de fomento à inovação. “A Fapes tem um papel fundamental nesse processo que expliquei. Afinal, a Fundação, por meio dos inúmeros editais públicos de apoio a projetos de inovação, abertura de startups e capacitação de empreendedores, oferece suporte por toda a trilha da inovação que uma startup percorre para alcançar sucesso e gerar emprego e desenvolvimento para o Espírito Santo”, frisou o diretor-presidente da Fapes.

Assista a participação da startup capixaba Titibum no Shark Tank BR: https://www.youtube.com/watch?v=D6o_9ZeV0p8

O que é a Titibum?

A startup desenvolveu um produto exclusivo que nasceu de uma história de necessidade real. Rita de Cassia Perini Dillem criou exclusivamente para sua filha Lara o maiô com os flutuadores acoplados, quando Lara tinha apenas um ano e meio e não se adaptava aos incômodos acessórios que, além de desconfortáveis, limitavam seus movimentos.

Pela observação da necessidade das crianças de movimentação na água e da dificuldade de usar as boias tradicionais, a CEO e sua equipe tiveram a ideia de criar uma solução para que sua filha pudesse aproveitar a água.

O traje Flutuante Titibum permite que as crianças tenham liberdade na água, com suas boias integradas e posicionadas sobre o peito e costas da criança, mantendo a segurança e a movimentação. Fora d’água, a liberdade de movimento e a idealização fashion permitem com que as crianças brinquem sem a necessidade de retirar o produto.

Conheça mais da Titibum – Roupas Flutuantes: https://lojastitibum.com.br/

O que é o Programa Shark Tank BR?

O nome de Shark Tank (tanque de tubarões em português) vem do formato do programa em que investidores anjos – geralmente empresários e investidores de enorme sucesso – se reúnem para formar um grupo que analisa rigorosamente o pitch (apresentação) do fundador da startup para depois decidirem se querem comprar uma parte da empresa e compartilhar seus lucros futuros.

O que é o Edital Tecnova?

Voltado para projetos de inovação em fase de tração ou escala, o Programa de Apoio à Inovação Tecnológica (Tecnova), realizado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), em parceria com a Fapes no Espírito Santo, oferece recursos financeiros para o desenvolvimento de produtos, bens, serviços ou processos inovadores que envolvam riscos tecnológicos associados a oportunidades de mercado e que estejam relacionados a setores econômicos estratégicos para as políticas estaduais e federais. A 3ª edição do Programa está prevista para o 2º semestre de 2023.

Texto: Samantha Nepomuceno

Informação à Imprensa: