Diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão, enalteceu a importância do evento em sua fala na abertura.
O 1º Simpósio INOVAGRO 2025 teve início nesta terça-feira (18), no auditório da UVV Highline, em Vitória. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), o evento reúne pesquisadores, gestores públicos, produtores rurais e instituições parceiras para a apresentação dos resultados parciais e finais dos projetos de pesquisa e extensão apoiados pelo Programa INOVAGRO.
Aberto ao público e gratuito, o simpósio oferece uma oportunidade de acompanhar avanços científicos e tecnológicos que vêm contribuindo para a inovação e a sustentabilidade na agropecuária capixaba. A programação inclui apresentações simultâneas envolvendo áreas como cafeicultura, pecuária, agroindústria, aquicultura, pipericultura, fruticultura, defesa sanitária e desenvolvimento social no campo.
O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, destacou o papel estratégico do simpósio para o fortalecimento do setor.
“Este evento é uma oportunidade para ampliar conhecimentos sobre inovação e sustentabilidade no setor agropecuário. O simpósio apresenta novas perspectivas para diversas cadeias produtivas do Espírito Santo, sendo um espaço voltado à construção de um futuro mais tecnológico, produtivo e comprometido com o meio ambiente”, afirmou Bergoli.
O diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão, também enalteceu a importância do evento para que todas as partes envolvidas possam ter uma conexão e troquem experiências sobre inovação e sustentabilidade no campo.
"É um simpósio que nos dá uma oportunidade interessante para avaliar esses projetos, ver os resultados que eles estão gerando por meio de pesquisadores e instituições que se dedicaram a temas prioritários para o fortalecimento da produção agrícola. É muito importante que a gente contribua para a difusão do conhecimento científico e técnico voltado ao agronegócio, um setor fundamental para a economia capixaba", reforçou.
Programa INOVAGRO
O Programa de Incentivo à Pesquisa, à Extensão, ao Desenvolvimento Social e à Inovação Agropecuária (INOVAGRO) é uma iniciativa do Governo do Estado desenvolvida pela Seag, em parceria com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e a Fapes.
O programa financia projetos que envolvem agricultores, instituições de ensino e pesquisa, cooperativas, associações e empreendedores, com o objetivo de promover um modelo de desenvolvimento rural mais eficiente, inclusivo, competitivo e sustentável.
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno / Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 / (27) 3636-1851
comunicacao@fapes.es.gov.br
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Seag
Leonardo Sales
(27) 3636-3700
comunica.seag@gmail.com