19/10/2021 14h57 - Atualizado em 19/10/2021 15h04

Seminário pretende aprofundar discussões sobre plataforma para Economia Criativa

Projeto da Secretaria de Estado da Cultura financiado pela Fapes prevê a entrega de uma plataforma virtual para os criativos.

O que são plataformas e como elas se relacionam com a criatividade, com a cultura, com os coletivos e com o desenvolvimento da Economia Criativa? Para além de aplicativos, sites ou ainda espaços físicos, uma perspectiva de plataformas a partir da conexão entre as pessoas para formação de comunidades é o tema do 4º Seminário Sys.terna: Criatividade e Inovação, que acontece nesta quinta-feira (21), das 9h ao meio-dia. A transmissão acontecerá pelo Canal do Youtube do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Seminários de discussão metodológica são parte das entregas do projeto Hub Criativo Virtual, coordenado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) no âmbito do Programa ES+Criativo. O projeto, financiado com recursos do Funcitec/MCI e gerido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), prevê o desenvolvimento de uma plataforma virtual para os criativos do Espírito Santo. A ação é desenvolvida em parceria entre o Ifes, por meio da Agência de Economia Criativa Experimental (Agecx), a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e o Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho.

O convidado para debater o tema é o professor, pesquisador e pró-reitor de Extensão do Ifes, Renato Tannure Rotta de Almeida. Tannure também é membro do Comitê Gestor da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) e responsável pelo Diálogo Habitats da iniciativa. Já os facilitadores são os professores Robson Malacarne, da Coordenadoria do Curso Superior em Logística do Campus Viana e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades do Ifes; e Orlando Lopes Albertino, do Departamento de Línguas e Letras (DLL) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

------------

INFORMAÇÕES:

4º Seminário Sys.Terna: Criatividade e Inovação (evento online)

Tema: Plataformas - O papel das iniciativas coletivas no desenvolvimento da Economia Criativa

Data: 21 de outubro de 2021 (próxima quinta-feira)

Horário: 9h ao meio-dia

Local: Canal do Youtube do Ifes (link: https://www.youtube.com/ifesinstitutofederaldoespiritosanto)

Inscrições gratuitas (certificado do Ifes para os participantes inscritos)

Leonardo Lopes de Oliveira
Jornalista