12/09/2017 11h30 - Atualizado em 12/09/2017 16h43

Semana da Ciência e Tecnologia pela primeira vez no Caparaó

Atividades lúdicas, estandes científicos, oficinas, palestras, apresentações culturais e experimentos didáticos fazem parte da 1ª Semana Regional da Ciência e Tecnologia do Caparaó, que acontece nestas terça (12) e quarta-feira (13), no Centro Estadual de Ensino Médio Monsenhor Miguel de Sanctis, Escola Viva em Guaçuí.

Este é um dos 12 projetos que estão recebendo recursos da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) por intermédio do edital aberto pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), vinculada à Secti. “A semana tem o objetivo de mobilizar a população em torno de atividades de ciência e tecnologia. O Caparaó é uma região prioritária para as ações do Governo do Estado. Assim, este evento se reveste da maior importância”, destaca o diretor-presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon.

Mesmo ocorrendo fora da data oficial, o evento está ligado à Semana Nacional da Ciência e Tecnologia, que acontece em diversas regiões do país de 23 a 29 de outubro, e traz para este ano o tema “A matemática está em tudo”, fazendo uma relação à ocorrência da Olímpiada Internacional de Matemática, realizada pela primeira vez no Brasil, em julho deste ano.

Organização

A integração das instituições na região será feita pela Superintendência Regional de Guaçuí, vinculada à Secretaria de Estado da Educação (Sedu), consolidando uma agenda única de eventos realizados por diferentes instituições do Caparaó. “Estamos animados com a ocorrência do evento. Vai ser uma experiência muito importante para os estudantes, já que a maioria nunca teve a oportunidade de estar em um ambiente científico”, disse a superintendente do município de Guaçuí, Sayonara Toledo da Silva Gil.

De acordo com a superintendente, instituições dos 11 municípios que fazem parte da Região do Caparaó no Espírito Santo farão visitação ao evento. Estima-se que aproximadamente 10 mil pessoas, entre comunidade e escola, participem da Semana Regional da Ciência e Tecnologia no Caparaó.

Confira abaixo a programação:

12/09/2017

8h – Abertura dos estandes para visitação

8h às 12h – Oficina de Reciclagem (30 alunos)

8h às 12h – Oficina Stop Motion (25 alunos)

9h às 10h – Abertura Oficial

(Apresentação Cultural – Alunos do CEEFMTI Henrique Coutinho)

10h às 11h30min – Palestra: O tema das palestras pode ser: Perspectivas do ensino da Matemática no Espírito Santo ou Os impactos efetivos da OBMEP e do Programa Matemática na Rede nos resultados da Matemática no Brasil e no Espírito Santo -  Profº Wellington Rosa de Azevedo.

12h às 13h – Almoço

13h – Apresentação Cultural – Alunos da EEEFM Profª Célia Teixeira do Carmo

Reabertura dos estandes

13h às 17h – Oficina de Reciclagem (30 alunos)

13h às 17h – Oficina Stop Motion (25 alunos)

14h às 15h30min – Palestra: O tema das palestras pode ser: Perspectivas do ensino da Matemática no Espírito Santo ou Os impactos efetivos da OBMEP e do Programa Matemática na Rede nos resultados da Matemática no Brasil e no Espírito Santo -     Profº Wellington Rosa de Azevedo.

15h – Apresentação Cultural – Alunos do CEEMTI Monsenhor Miguel de Sanctis

13/09/2017

8h – Apresentação Cultural – Alunos do CEEFMTI Bráulio Franco

Abertura dos estandes para visitação

8h às 12h – Oficina de Reciclagem (30 alunos)

8h às 12h – Oficina Stop Motion (25 alunos)

9h – Apresentação Cultural – Alunos da EEEFM Antônio Carneiro Ribeiro.

10h às 11h30min – Palestra: O tema das palestras pode ser: Perspectivas do ensino da Matemática no Espírito Santo ou Os impactos efetivos da OBMEP e do Programa Matemática na Rede nos resultados da Matemática no Brasil e no Espírito Santo -     Profº Wellington Rosa de Azevedo.

12h às 13h – Almoço

13h – Apresentação Cultural – Alunos da EEEFM Sirena Rezende Fonseca

Reabertura dos estandes

13h às 17h – Oficina de Reciclagem (30 alunos)

13h às 17h – Oficina Stop Motion (25 alunos)

15h – Apresentação Cultural – Alunos da EEEFM Profº Pedro Simão.

17h - Encerramento

Informações à imprensa