Fapes realiza primeira reunião com parceiros para divulgação do programa no Estado.
A tarde da última quinta-feira (14) foi de alinhamento entre a diretoria de inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e os parceiros do Programa Centelha no Espírito Santo. A Fapes convidou empresas com foco na inovação, instituições de Ensino Superior e de pesquisa e instituições de ciência e tecnologia do Estado para apresentar as novidades da segunda edição do Centelha para os capixabas.
O encontro foi virtual e reuniu cerca de 40 pessoas. Elton Moura, diretor de Inovação da Fapes, palestrou para os participantes sobre o Centelha II. “Fizemos essa reunião, porque são os parceiros que fomentam na comunidade acadêmica e empresarial a introdução de ideias no Centelha. Então, os nossos parceiros são protagonistas na divulgação porque eles ajudam que o programa tenha sucesso. A primeira edição do Centelha no Estado teve 3.556 propostas submetidas, fomos case de sucesso no Brasil, e tudo isso por conta da atuação desses parceiros”, explicou o diretor de Inovação.
Elton Moura também explicou como é feito o trabalho dos parceiros. “Eles são multiplicadores e levam o Programa para estudantes, pesquisadores, empreendedores, isto é, ao ecossistema capixaba de inovação. Isso porque, o Centelha tem o foco de aprimorar aquelas ideias de negócios inovadores, que ainda estão na fase da ideação, e transformá-las em startups consolidadas e preparadas para o mercado”, acrescentou.
A expectativa da Fundação é de lançar o Centelha II na primeira quinzena de novembro e o recurso destinado ao edital está previsto em, aproximadamente, R$ 4 milhões, somando à verba da Fapes, da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e das bolsas disponibilizadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O segundo edital do Programa no Estado pretende selecionar 50 projetos e investir cerca de R$ 80 mil em cada.
“Já estamos finalizando o edital para lançarmos dentro do previsto. Sabemos que devido à pandemia da Covid-19 talvez o edital não tenha o mesmo alcance que a versão de 2019, mas já estamos trabalhando para atingir essa meta e conseguir beneficiar muitos empreendedores capixabas e impulsionar cada vez mais o ecossistema capixaba de inovação”, ressaltou Elton Moura.
O Programa Centelha
O Programa Centelha visa a estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Espírito Santo. O programa oferece capacitações, recursos financeiros e suporte para transformar ideias em negócios de sucesso. No Espírito Santo, o primeiro edital do Programa foi lançado em setembro de 2019 e recebeu 3.556 propostas. Um recorde nacional.
A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), operada pela Fundação CERTI e, no Espírito Santo, é executada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).
Texto: Samantha Nepomuceno
Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br