08/04/2016 15h44 - Atualizado em 11/04/2016 11h30

Mais prazo para participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PICJr)

Trata-se da segunda chamada pública do Edital Fapes/CNPQ nº 14/2014, disponível em: www.fapes.es.gov.br, que selecionará até 74 projetos em todo Espírito Santo. Cada projeto selecionado poderá ter o apoio financeiro de até R$ 80.800,00, sendo duas parcelas de R$ 8.000,00 para o custeio, e o restante para as bolsas dos projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em qualquer área do conhecimento.

O Programa de Iniciação Científica Júnior se baseia em um projeto de pesquisa, coordenado por um pesquisador de uma Universidade ou Faculdade, com atividades desenvolvidas pelos alunos do ensino fundamental ou médio de uma escola pública, em grupos de dez, e monitorados por até dois acadêmicos. Um professor da Escola Pública, da disciplina relacionada com o projeto de pesquisa, atua como tutor dos alunos e auxiliará na execução das atividades do projeto e na atualização do conhecimento teórico a respeito do tema a ser desenvolvido.

Cada aluno do ensino fundamental ou médio recebe bolsa mensal de R$ 100,00. Já o professor receberá bolsa de tutor no valor de R$ 400,00 mensais. O coordenador do projeto, que deve ser de uma Instituição de Ensino Superior (IES), e proponente do projeto, recebe bolsa mensal de R$ 500,00. Também é facultada a contratação de monitores acadêmicos, que recebem bolsas mensais de R$ 400,00. Para despesas de custeio, cada projeto selecionado receberá R$ 8.000,00 por ano.

Programa “Pesquisador do Futuro”

Os estudantes e professores das escolas públicas estaduais do ensino fundamental e médio selecionados participarão de atividades de pesquisa, desenvolvimento ou inovação, a serem executadas em Instituições de Ensino Superior (IES), Pesquisa ou Inovação, públicas ou privadas, responsáveis pela apresentação das propostas e coordenação dos trabalhos.

De forma inovadora, o Espírito Santo aprimorou esse programa, inserindo-o como um dos Programas Prioritários do Estado, sendo denominado “Programa Pesquisador do Futuro”, investindo recursos próprios do Estado, e oferecendo além das bolsas aos estudantes do ensino fundamental e médio, outros incentivos, como o auxílio financeiro para a execução do projeto, além de outras bolsas vinculadas ao projeto, como a bolsa ao coordenador do projeto, a bolsa do tutor do bolsista ICJ (um professor dos alunos na escola) e bolsas a monitores do projeto (estudantes de graduação da área afim ao projeto).

Em busca de novos investimentos, a FAPES estabeleceu a parceria com o CNPq, que concede bolsas ICJ, e com o Fundo Municipal de Ciência e Tecnologia do município da Serra (FACITEC), que investirá no pagamento de bolsa tutor aos professores das escolas.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação Fapes/Secti