31/10/2017 16h54

Projeto de iniciação científica financiado pela Fapes proporciona que estudantes da Grande Vitória realizem pesquisas em diversas áreas

Programação, desenvolvimento gráfico, conhecimento sobre células e astros são temas geralmente estudados apenas em graduação. Mas, na tarde da última segunda-feira (30), na Escola Viva em São Pedro, em Vitória, alunos dos Ensinos Fundamental e Médio apresentaram resultados de pesquisas científicas destas e de muitas outras áreas, que foram desenvolvidas no Pic Júnior’s – Programa de Iniciação Científica Júnior.

Na ocasião, foram apresentadas diversas pesquisas científicas desenvolvidas por alunos com o apoio de professores e monitores de cada Pic Júnior. Como é o caso da pesquisa “O uso das redes de sensores para monitoramento da bacia hidrográfica do Rio Jacaraípe para a predição de enchentes”, coordenada pelo professor Saymon Castro de Souza, no Pic Júnior realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Prof. Fernando Duarte Rabelo.

Os alunos desenvolveram no projeto um aplicativo para avisar os moradores da região sobre a elevação de água no rio, e quando ele possivelmente pode causar enchente, por meio de sensores que podem ser implantados no local. “O conteúdo que estes estudantes estão aprendendo eu tive contato apenas no 6º período da faculdade de engenharia de controle e automação.  É uma oportunidade única, e ao mesmo tempo em que eu ensino, também aprendo com eles”, destacou Reginaldo Gutter, monitor do programa e graduando no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

Pic Júnior

O programa é financiado pelo Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), e é desenvolvido apenas dentro de escolas públicas de ensinos fundamental e médio, em que todos os alunos, professores e monitores recebem bolsa.

A Fapes realiza anualmente seminários de avaliação a fim de checar o desenvolvimento e os recursos aplicados dentro do projeto. Nas últimas duas semanas, foram realizados seminários em municípios das regiões Norte e Sul do Estado, a fim de avaliar todos os 150 projetos, que contam com quase 2 mil alunos.

Informações à imprensa

Palloma Spala/ Fernanda Magalhães