13/09/2024 17h15 - Atualizado em 14/09/2024 12h37

Projeto apoiado pela Fapes promove sábado de esporte e lazer na Ufes

O evento será realizado neste sábado (14), das 9h às 13h, no Centro de Educação Física e Desportos da Ufes de Goiabeiras, em Vitória.

Que tal um sábado repleto de lazer, com recreação infantil, tirolesa, atividades artísticas, esporte e escalada? Esse é o objetivo do projeto “Sábado de esporte e lazer” que será realizado neste sábado (14), das 09h às 13h, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), campus Goiabeiras, em Vitória. Será uma manhã de muita atividade física e lazer aberta para toda a comunidade de forma gratuita. O evento é uma realização da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Ufes e conta com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), por meio do Edital 12/2022 – Universal de Extensão.

A população que for ao evento vai aproveitar atividades, como recreação infantil, aula de dança, oficina de tecido acrobático, arvorismo, pintura de rosto, voleibol, yoga, futsal, basquete, entre outros. Para participar da oficina de tecido acrobático, é necessário fazer inscrição prévia, devido à limitação de espaço. Toda a programação é gratuita, voltada para pessoas de todas as idades e vão acontecer no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD). Mais detalhes você confere no site da Ufes, clique aqui.

A professora universitária do CEFD da Ufes, Paula Cristina da Costa Silva, coordena o “Sábado de esporte e lazer” e conta que o projeto foi iniciado em 2022, após a pandemia de Covid-19, com o objetivo de estimular a prática esportiva da população, além de capacitar professores em formação e lideranças comunitárias com vocação para trabalhar com as áreas de cultura, esporte e lazer. O projeto insere os alunos do curso de Educação Física da Ufes nos eventos como forma de capacitação.

O projeto conta com o apoio da Fapes, por meio do Edital 12/2022 – Universal de Extensão, e o projeto recebeu um aporte financeiro no valor de R$ 50 mil para ser desenvolvido. O edital visa a selecionar projetos de extensão em diferentes áreas de conhecimento para promover a formação de recursos humanos em projetos extensionistas, desenvolvidos em ambientes sociais e produtivos reais, valorizando a sua integração curricular com os cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação.

“Esse edital salvou o projeto. Em 2022, fizemos os primeiros eventos somente com voluntários e seria difícil manter os eventos desse jeito, pois não tínhamos dinheiro e nem material esportivo nos campi do interior. O projeto iria morrer e ficaria somente no papel. Tínhamos muita vontade de mantê-lo funcionando”, declarou a coordenadora do projeto, Paula Cristina da Costa Silva.

Ela também destacou que “após receber o apoio da Fapes, foi possível remunerar os agentes comunitários de cultura e lazer que fizeram o curso de capacitação. Além de comprar novos materiais esportivos.

Para o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão, com a realização deste evento o edital está cumprindo seu objetivo de apoiar projetos de extensão que aproxima a academia da sociedade. “É muito gratificante ver projetos de extensão apoiados pela Fapes beneficiando os capixabas. Essa é uma parceria onde todos saem ganhando: a universidade que mobiliza professores e alunos numa experiência de ação de extensão, a comunidade que tem a oportunidade de participar diretamente dessa experiência e o Governo do Estado que faz o investimento do dinheiro público em editais que trazem resultados para o Espírito Santo”, disse Varejão.

Texto de Rafaela Aguiar com informações do site da Ufes

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Fapes

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1867

comunicacao@fapes.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard