25/11/2022 15h09

Programa SEEDES é destaque em painel no Startup Experience by ESX do Sebrae

Foto: Ascom/Fapes

O evento aconteceu nessa quarta-feira (23), com programação durante todo dia.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) foi destaque na programação do evento Startup Experience by ESX, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Espírito Santo (Sebrae/ES), em parceria com a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), nessa quarta-feira (23), no Centro de Convenções, em Vitória.

Cerca de três mil pessoas se inscreveram para participar do evento, que ofereceu uma imersão na cultura das startups. Foi um dia inteiro dedicado a desenvolver startups capixabas, fomentar novos negócios inovadores e conectar empreendedores, futuros empreendedores, profissionais de mercado e todo o ecossistema de inovação capixaba.

“O Sebrae ‘crâniou’ esse evento, vamos dizer assim, na perspectiva de olhar para as dores das startups. Quais são as ofertas de serviços e produtos que podem ser reunidos em um só local, na forma de oficina, mentoria, palestra e exposição de fornecedores que se propõem a entregar serviços para as startups. A Fapes é uma super parceira do Sebrae, que, com o Governo do Estado, vem realizando diversas ações para promover o ecossistema de inovação do Espírito Santo”, comentou o diretor técnico do Sebrae/ES, Luiz Toniato.

Os participantes do evento puderam conhecer o Programa SEEDES – Startups e Empreendedorismo Estadual em Desenvolvimento no Espírito Santo – lançado pela Fapes e que inicia este mês a aceleração das 30 startups selecionadas. O SEEDES é o primeiro programa público de aceleração de startups do Estado e investe R$ 5,5 milhões no fomento do ecossistema capixaba de inovação. Um painel com o diretor de Inovação da Fapes , Elton Moura, também fez parte da programação do evento.

“Estamos muito animados com essa fase do SEEDES. Dar esse start no processo de aceleração das startups e apresentar para o público três dessas empresas contempladas pelo programa é enriquecedor. Com os pitchs feitos pelas startups, tivemos uma noção de como o programa vai impactar no ecossistema e, em consequência, na economia do Estado e na vida das pessoas. Foi um painel muito bom e eu senti que as pessoas que assistiram também se animaram com o programa”, destacou Elton Moura.

O diretor de Inovação da Fapes também falou da continuidade do SEEDES. “A Fapes já trabalha com a Secretaria de Inovação e Desenvolvimento, com a Mobilização Capixaba de Inovação (MCI) e com todo o ecossistema para que esta seja a primeira edição do programa no Espírito Santo. Nossa expectativa é de que ao final do período de aceleração deste edital a gente lance o segundo chamamento público do SEEDES para desenvolver mais ainda a inovação capixaba”, acrescentou Moura.

Luiz Toniato frisou a importância do Programa para o Espírito Santo. “A Fapes trouxe para o Estado o SEEDES, que é esse programa de aceleração que tem tudo a ver com a proposta do evento. O SEEDES é uma contribuição que o Governo do Estado está oferecendo, junto de outras que o Sebrae e tantos outros parceiros oferece, para poder alavancar e melhorar o desempenho do nosso ecossistema de inovação”, disse.

O SEEDES

O edital 13/2022 – Programa Seedes foi lançado em junho deste ano e selecionou 30 projetos de startups de negócios variados, em fase de evolução ou operação. O programa disponibiliza até R$ 100 mil em recursos para cada projeto, além de seis meses de aceleração por meio de atividades de mentorias, capacitações, difusão, imersão e networking, desenvolvendo, assim, a mentalidade empreendedora de sócios do negócio.

Lançamento de Edital do Programa de Fortalecimento dos Habitats de Inovação

Durante o Startup Experience by ESX, foi lançado pelo Sebrae/ES o Edital do Programa de Fortalecimento dos Habitats de Inovação, fruto de um convênio entre a Fapes e a entidade. O programa tem o objetivo central de apoiar a geração de startups por meio do estímulo à criação e ao desenvolvimento de ambientes promotores de inovação, aperfeiçoando e ampliando em 30% os atendimentos realizados por estes ambientes às pessoas e startups que desejam estruturar ou desenvolver produtos, serviços e modelos de negócios inovadores.

Mais informações sobre o lançado do programa nos canais do Sebrae/ES.

Texto: Samantha Nepomuceno 

Informações à Imprensa:


Assessoria de Comunicação da Fapes

Samantha Nepomuceno

(27) 3636-1867

comunicacao@fapes.es.gov.br

 

Especialista em Comunicação do SEEDES

Mariana de Araujo Santanna

(27) 99239-7219

seedes.comunicacao@fapes.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard