10/10/2016 13h45 - Atualizado em 10/10/2016 13h58

Programa de Metrologia Capixaba é lançado em Vitória

O Espírito Santo começa, a partir deste mês, a implementar ações para o desenvolvimento do Programa Capixaba de Metrologia. Nessa primeira etapa será realizado um estudo de oferta e demanda dos serviços metrológicos existentes no estado, a fim de futuramente apoiar a certificação e a acreditação de laboratórios capixabas, que contribuirão para qualificar (via ensaios e calibração) bens e produtos fabricados no Espírito Santo. O lançamento aconteceu no auditório do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas e de Material Elétrico do Estado do Espírito Santo (SINDIFER), em Vitória, na última quarta-feira (05).

O Programa será desenvolvido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), vinculada à Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) e do Instituto Jones Santos Neves.

O diretor-presidente da Fapes, José Antonio Bof Buffon, destacou os objetivos do programa no Estado, especialmente o estímulo à certificação e à acreditação de serviços metrológicos realizados por laboratórios capixabas.  “Nós vamos fazer um diagnóstico que vai evidenciar quais são os setores que têm uma demanda que justifique uma oferta e quais são os laboratórios que já estão a caminho do processo de acreditação. A partir desses dados será possível desenhar um edital para apoiar a certificação e a acreditação de laboratórios capixabas, munindo o Estado do Espírito Santo de serviços metrológicos qualificados para atender às demandas já existentes e ofertar estes serviços no mercado”, ressaltou.

A diretora de estudos e pesquisas do Instituto Jones dos Santos Neves, Ana Carolina Giuberti, também explicou a importância desse programa no Estado.

“O Programa capixaba de Metrologia está dentro de uma ação maior de uma política de apoio ao segmento de metrologia que o Governo do Estado está iniciando. E é fundamental porque ele vai realizar um diagnóstico do setor. Assim, poderemos analisar se é necessário estimular determinadas ofertas para atender às demandas. Dessa forma vamos dar um impulso na metrologia que é um passo inicial e importante, principalmente para exportar nossos produtos, que terão mais qualidade”, declarou Ana Carolina.

Camila Brandão, secretária de Ciência e Tecnologia, também falou sobre a necessidade de fomentar o setor no Espírito Santo, já que muitos dos serviços hoje demandados têm sido direcionados para outros estados.  “A gente entende que esse projeto é de extrema importância para a independência da economia capixaba. O que estamos tentando mostrar agora, iniciando esse projeto, é que aqui no Espírito Santo temos todas as ferramentas necessárias para o desenvolvimento da economia estadual”, informou a secretária.

Também participaram da apresentação do programa a subsecretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes), Cristina Vellozo Santos; o vice-presidente do SINDFER, Daives Carlo de Souza Alvarenga; o vice-presidente da RCM-Rede Capixaba de Metrologia, Darcy Rodrigues Filho; representantes da Federação das Indústrias do Espirito Santo (FINDES; do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Espírito Santo (IPEM-ES); da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES); do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES); de laboratórios; além de professores e pesquisadores.

 

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti)
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapes)

Luana Stein
Tel.: (27) 3636-1822
luana.stein@secti.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard