23/11/2022 12h41 - Atualizado em 23/11/2022 12h42

Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil é prorrogado no Espírito Santo

Foto Divulgação: Pexels

Inscrição das propostas pode ser feita até as 17h59 do dia 06 de dezembro.

A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) prorrogou o Edital 25/2022, que oferta bolsas de pós-doutorado júnior aos docentes dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) capixabas. A chamada é uma parceria da Fapes com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e investe um total de R$ 3 milhões.

Até 20 bolsas de Pós-Doutorado Júnior (PDJ), com 24 parcelas cada, auxílio instalação e auxílio deslocamento, além da possibilidade de poder pedir até R$ 50 mil em auxílio financeiro, esses são os benefícios que os Programas de Pós-Graduação (PPGs) capixabas poderão receber para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, por meio Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil.

A diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel, destacou o objetivo da abertura do programa no Espírito Santo. “O Programa visa a fortalecer o ecossistema de pós-graduação capixaba e criar condições favoráveis para que jovens doutores possam prosseguir com suas atividades de pesquisa realizadas em grupos e redes de reconhecida excelência no Estado”, explicou.

A chamada foi prorrogada e o novo prazo de submissão segue até as 17h59 do dia 06 de dezembro. A inscrição das propostas deve ser feita na plataforma www.sigfapes.es.gov.br. Podem submeter propostas os docentes dos PPGs stricto sensu com curso de mestrado e/ou doutorado, acadêmico ou profissional, recomendado ou aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de Instituição de Ensino Superior e/ou Pesquisa, pública ou privada, localizada no Espírito Santo.

As bolsas são concedidas para que os programas de pós-graduação realizem projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação, supervisionados por docentes permanentes.

Ao todo, R$ 3 milhões estão disponibilizados para o edital, sendo R$ 1 milhão proveniente Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e R$ 2 milhões oriundos do Termo de Execução Descentralizada (TED), celebrado entre e o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Serviço:

Edital 25/2022 – Programa de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil:clique aqui e acesse o edital

Novo prazo de submissão: até as 17h59 do dia 06/12/2022

Site para submissão: www.sigfapes.es.gov.br