Professores vão estimular os estudantes da rede pública estadual a aprofundarem os estudos em Matemática. Esse será o papel dos 50 professores bolsistas selecionados para atuarem no Projeto de Iniciação Científica em Matemática. A cerimônia de posse para dar as boas vindas aos profissionais foi realizada nesta terça-feira (14/06) com as presenças do Secretário de Estado da Educação (Sedu), Haroldo Correa Rocha, do Diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Jose Antonio Bof Buffon, e da Diretora Administrativo-financeira da Fapes, Maria Tereza Colnaghi Lima.
O professor orientador de Iniciação Científica em Matemática terá a função de identificar os estudantes com menção honrosa na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2015 e os destaques na 1ª Fase da OBMEP 2016; organizar e oferecer para esses estudantes encontros preparatórios (aulas/atividades) de Iniciação Científica em Matemática; incentivar a atuação dos estudantes como monitores de Matemática na escola; e cadastrar, acompanhar e assessorar o aprofundamento de estudos dos estudantes via Portal da Matemática da OBMEP.
Pela parceria com a Sedu, coube à Fapes a realização do processo que selecionou os 50 profissionais, de 34 municípios, que vão desenvolver o Projeto de Iniciação Científica em Matemática. Esses professores receberão uma bolsa no valor de R$ 800, além de certificação também emitida pela Fapes. Mais de 1.500 estudantes serão beneficiados com aprofundamento de estudos específicos.
Essas escolas que, inicialmente, receberão o projeto foram selecionadas na rede estadual, considerando o histórico de premiações nas edições OBMEP e o resultado da OBMEP 2015. Cada escola contará com duas turmas de 15 alunos cada, que serão atendidos por professores orientadores, presencialmente e virtualmente, de junho a dezembro deste ano...
“A implantação desse projeto nas escolas é uma forma de chamar a atenção dos jovens para a importância de se dedicarem aos estudos. Precisamos motivar os estudantes a buscarem o conhecimento”, destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.
Durante a cerimônia de posse, o mais conhecido matemático do Brasil, criador da OBMEP e ex-diretor do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), César Camacho, realizou uma palestra com o tema “Panorama Nacional sobre a Criação da OBMEP”.
O coordenador regional da OBMEP e professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Florêncio Guimarães, também apresentou um panorama histórico da OBMEP no cenário regional. Além disso, também foi apresentado aos professores o Currículo Interativo Digital voltado para professores de Matemática, que é uma das ações do Programa Sedu Digit@l.
O Projeto de Iniciação Científica é uma das ações do “Programa Matemática na Rede: preparando campeões”. A meta é abranger todas as escolas da rede estadual e atingir cerca de 100 mil estudantes a partir das atividades. A ideia é que os jovens talentos participem de aulas de aprofundamento de estudos, sejam monitores do reforço escolar para outros estudantes e participem cada vez mais de competições e feiras de Matemática.
Programa Matemática na Rede: preparando campeões
O programa “Matemática na Rede: preparando campeões” tem como objetivo identificar jovens talentos em matemática, estimular a participação dos estudantes em Olimpíadas Científicas e Tecnológicas e fortalecer a aprendizagem a partir de atividades científicas e de monitoria.
O Programa Matemática na Rede: preparando campeões é um conjunto de ações que traçam diretrizes e metas de trabalhos, com o intuito de promover e contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, potencializando o ensino-aprendizagem dos alunos da rede pública e incentivando o aprofundamento de estudos de Matemática.
Com o programa, todas as escolas da rede pública estadual poderão organizar atividades de monitoria em Matemática com os estudantes, sob a coordenação de professores de Matemática da unidade. Os profissionais receberão formação continuada na plataforma virtual da OBMEP e certificado de orientação aos alunos monitores pela Fapes.
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