Estudantes da rede pública estadual terão a oportunidade de aprimorar os conhecimentos em Matemática, por meio do novo programa “Matemática na Rede: preparando campeões”. A novidade foi apresentada no I Seminário de Matemática da Rede Pública Estadual, realizado nesta quarta (23), que reuniu 400 profissionais, entre professores de Matemática e diretores.
O programa “Matemática na Rede: preparando campeões” tem como objetivo identificar jovens talentos em matemática, estimular a participação dos estudantes em Olimpíadas Científicas e Tecnológicas e fortalecer a aprendizagem a partir de atividades científicas e de monitoria.
“A Matemática é vital para nossa vida. Assim como a Língua Portuguesa. A implantação desse novo programa é uma forma de chamar a atenção dos outros jovens para a importância de se dedicarem aos estudos. Precisamos motivar os alunos a buscar o conhecimento”, destacou o secretário de Estado da Educação, Haroldo Rocha.
Com o programa, todas as escolas da rede pública estadual poderão organizar atividades de monitoria em Matemática com os estudantes, sob a coordenação de professores de Matemática da unidade. Os profissionais receberão formação continuada na plataforma virtual da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e certificado de orientação aos alunos monitores pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES).
Inicialmente, 50 escolas receberão o programa de Iniciação Científica em Matemática. Serão 50 professores orientadores e 1.500 estudantes de Iniciação Científica em Matemática, que serão certificados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).
A ideia é que com o Programa, os jovens talentos participem de aulas de aprofundamento de estudos, sejam monitores do reforço escolar para outros estudantes e participem cada vez mais de competições e feiras de Matemática. A meta é abranger todas as escolas da rede estadual e atingir cerca de 100 mil estudantes a partir das atividades.
Seminário de Matemática
Além da apresentação do programa “Matemática na Rede: preparando campeões”, dentre os assuntos abordados durante o evento, os profissionais puderam saber um pouco mais sobre a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e o Programa de Iniciação Científica Júnior da OBMEP.
O coordenador regional da OBMEP e professor da Ufes, Florêncio Guimarães, apresentou um panorama histórico da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) no cenário regional. Além disso, o evento contou com a presença do coordenador geral da OBMEP, Cláudio Landim, que falou sobre o cenário nacional da Olimpíada e destacou a importância de incentivar jovens talentos a participarem de competições.
“A OBMEP começou como uma prova e foi se desenvolvendo, criando ferramentas, para melhorar a qualidade do ensino no país. Hoje, mais do que uma prova, a OBMEP realiza diversas ações importantes, como a formação que será utilizada no Programa lançado hoje”, destacou Cláudio Landim.
A OBMEP é promovida pelos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, e é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Seu objetivo é estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área.
Já a coordenadora regional da PICjr e professora da Ufes, Luzia Casati, apresentou o Programa de Iniciação Científica Júnior da OBMEP. O Programa é realizado em todo país, por meio de uma rede de professores coordenadores distribuídos em escolas e universidades. Esses coordenadores orientam professores universitários e outros em programa especialmente desenhado para os alunos que receberam medalhas na OBMEP do ano anterior. Esses alunos têm encontros presenciais com esses professores e também têm acesso a um fórum virtual, elaborado pela OBMEP, no qual, com ajuda de moderadores, realizam tarefas complementares às aulas presenciais. O material didático é preparado especialmente para os alunos nos diferentes níveis de participação.
Além dos profissionais da Educação, o seminário também contou com a presença de secretários municipais da Educação e representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/ES), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes).
O objetivo da realização do evento foi promover a qualidade da Educação Básica, o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas e incentivar o estudo da Matemática entre estudantes das escolas públicas, buscando identificar jovens talentos e estimular suas participações em Olimpíadas Científicas e Tecnológicas.
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