O professor e pesquisador do departamento de oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Alex Cardoso Bastos, apresenta nesta quinta-feira (09/06), a partir das 09h30, no auditório do Polo de Educação Ambiental do Instituto Estadual do Meio Ambiente (IEMA), em Jardim América, os primeiros resultados de uma pesquisa que coordena desde 2014 sobre o “Mapeamento de habitats marinhos da plataforma continental do Espírito Santo”. O evento integra o Seminário de Avaliação Parcial do Edital nº 14/2013 – Pesquisa Aplicada a Políticas Públicas Estaduais – Tema: Subsídios ao Gerenciamento Costeiro, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti).
Bastos antecipa que já mapearam as diferentes características do fundo marinho da costa capixaba e, agora, analisam a relação desses habitats com a biota, que é o conjunto de seres vivos existentes. O pesquisador explica que essas informações e conhecimentos são importantes para tomadas de decisões, especialmente de órgãos públicos, e para qualquer ação antrópica (humana) rotineira que aconteça, como atividades pesqueiras, ou imprevistas, como o recente caso do Rio Doce.
A expectativa de Alex Bastos é de que até o final do ano já tenha concluído toda pesquisa, e a sociedade capixaba terá todo conhecimento gerado à disposição. No Seminário, consultores especialistas da área a fim ao projeto avaliarão a sua execução e poderão propor correções de rumos. Por tratar-se de um edital que tem a finalidade de dar subsídios para definição de políticas públicas estaduais, participam também membros do Comitê Gestor, composto por representantes do IEMA e da FAPES, que avaliam se os produtos esperados através da execução do projeto vão subsidiar a definição de políticas públicas no subtema fundo marinho, conforme a proposta do edital.
Informações à Imprensa
Assessoria de Comunicação Fapes/Secti
Lucyano Ribeiro (27) 3636.1893 – comunicacao@fapes.es.gov.br.