22/11/2021 12h46 - Atualizado em 22/11/2021 13h12

Pesquisa capixaba apoiada pela Fapes é selecionada na Chamada Transnacional BiodivRestore 2020-2021

Foto Divulgação: www.pexels.com

Chamada recebeu 172 pré-propostas de diversos países e selecionou 22, sendo três com participação de Fundações de Amparo à Pesquisa do Brasil.

Dos três projetos apoiados por Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) do Brasil e contemplados na Chamada Transnacional BiodivRestore 2020-2021, um deles vai receber o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), por meio da adesão da Fundação capixaba à chamada internacional. É o projeto “Restoreseas”, desenvolvido por pesquisadores vinculados à Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em parceria com o Centro de Pesquisa Norueguês (Norce) e Alemão (SGN). A Chamada recebeu 172 pré-propostas de diversos países e selecionou 22 projetos. 

A pesquisa “Restoreseas – Florestas marinhas de animais, plantas e algas: ferramentas baseadas na natureza para proteger e restaurar a biodiversidade” tem a finalidade de estudar e restaurar florestas marinhas de macroalgas, gramas marinhas e corais, por meio da comparação da biodiversidade de habitats restaurados e naturais, usando ferramentas moleculares (e-DNA) da água do mar e de esponjas marinhas.

A Fapes vai apoiar financeiramente o desenvolvimento do projeto com o valor de 50 mil euros, conforme divulgado nas diretrizes da Fundação para a participação na BiodivRestore 2020-2021. O “Restoreseas” terá duração de três anos, com início em abril de 2022, e vai ser desenvolvido por um grupo de seis pesquisadores brasileiros, todos vinculados à Ufes, em formato de rede, com a coordenação dos pesquisadores Anderson Antônio Batista e Jean-Christophe Joyeux, que também é professor. A pesquisa também conta com a participação de 13 instituições internacionais, além da parceria direta com o Centro de Pesquisa Norueguês e Alemão.

O grupo tem o objetivo de desenvolver, ao final da pesquisa, uma iniciativa global de gestão eficaz para a conservação e restauração de áreas prioritárias no Oceano Atlântico.

A Chamada BiodivRestore 2020-2021

A Chamada foi lançada pelo Water JPI e pela BiodivERsA, em parceria com a União Europeia e o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em outubro de 2020, e é resultado da parceria de 27 países.

Por meio da Chamada BiodivRestore 2020-2021, serão fomentadas pesquisas científicas em três temas prioritários: 

  1. Estudo dos processos biológicos e biofísicos em jogo para conservação e restauração e suas interações;
  2. Avaliação das prioridades e sinergias entre os públicos-alvo, benefícios e políticas para conservação e restauração;
  3. Conhecimento para melhorar a eficácia e intensificação das ações de conservação e restauração.

Além do Brasil, aderiram à chamada os seguintes países: Áustria, Bélgica, Bulgária, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Irlanda, Letônia, Lituânia, Moldávia, Marrocos, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, África do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Taiwan e Tunísia. 

Texto: Samantha Nepomuceno 

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno | Jair Oliveira
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard