04/11/2022 17h34 - Atualizado em 09/11/2022 10h13

Nove projetos apresentam resultados alcançados por meio de edital de gestão e competitividade do Governo do Estado

Foto: Ascom/Fapes

Seminário aconteceu nessa quinta-feira (03), no auditório da Fapes.

Com o objetivo de auxiliar na elaboração de novas políticas públicas, o Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), com a Secretaria de Economia e Planejamento (SEP), lançou o Edital Fapes/SEP – Gestão e Competitividade: Inovação para Gestão Pública e Competitividade das Empresas. Após quatro anos de estudos, os nove projetos contratados pela chamada pública apresentaram os resultados finais alcançados em um seminário na Fapes.

O evento aconteceu nessa quinta-feira (03), no auditório da Fundação, e reuniu pesquisadores contemplados na chamada pública, além de representantes do Governo do Estado, da diretoria e servidores da Fapes. A diretora-presidente da autarquia, Cristina Engel, destacou a importância da chamada pública.

“Esse edital foi e é muito importante. Foram investidos R$ 1,2 milhão, com recursos do Funcitec, que é o Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia, com a ideia de aproximar a academia da sociedade por meio do conhecimento gerado por vocês, coordenadores dos projetos e suas equipes. Também tem como objetivo principal gerar subsídios para a elaboração de políticas públicas estaduais, visando ao aumento da eficiência e da inovação na gestão pública, além do aumento da produtividade, da competitividade da indústria e a promoção do desenvolvimento sustentável no Espírito Santo”, pontuou Cristina Engel.

A diretora-presidente também agradeceu e parabenizou os pesquisadores envolvidos nos projetos. “Queria agradecer a quem participou, a quem desenvolveu e a quem aceitou o desafio, além de convidar inclusive para que acompanhem a aplicação desse conhecimento na visão pública”, salientou.

Os coordenadores das propostas, vinculados às instituições de Ensino Superior ou pesquisa, públicas ou privadas, localizadas no Estado, realizaram projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), a partir dos temas definidos no edital: inteligência artificial; bigdata; blockchain; e internet das coisas. Os projetos foram iniciados em janeiro de 2019.

O professor Edson Theodoro dos Santos Neves, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), foi um dos palestrantes e apresentou os resultados do projeto “Cuidado Inteligente da Saúde Materna e Infantil na Atenção Básica”. O projeto teve como foco a possibilidade de qualificar a assistência em saúde e a gestão clínica no Sistema Único de Saúde (SUS) para gestantes e crianças, desde o seu nascimento até os mil dias de vida no Espírito Santo, a partir da monitoração informatizada, da orientação familiar e da intervenção precoce.

“O financiamento da Fapes possibilitou ter uma quantidade de bolsistas de diferentes níveis: graduação, de nível técnico e superior, o que foi fundamental para a interdisciplinaridade e a construção do projeto. Mais que os recursos materiais, os recursos humanos foram fundamentais para unir as diferentes profissões da saúde e construir esse cuidado inteligente”, explicou o pesquisador.

De acordo com o projeto, as ferramentas desenvolvidas são aplicáveis ao SUS para a elaboração de fichas eletrônicas de acompanhamento dos cuidados familiares pré-natais e infantis na Atenção Básica, com esquemas de feedback que auxiliam tanto profissionais como os próprios usuários. A proposta ainda demonstra que, havendo possibilidade de incorporação futura dessas ferramentas no SUS, a abrangência, a aplicabilidade e os impactos esperados poderão melhorar drasticamente os indicadores de saúde materno-infantil em nível nacional.

Conheça quais projetos foram desenvolvidos pelo Edital

Título: Cuidado Inteligente da Saúde Materna e Infantil na Atenção Básica”     

Coordenador: Edson Theodoro dos Santos Neto

Instituição Executora: UFES/Vitória

Membros avaliadores: Anna Cláudia Aquino dos Santos Pela, Pablo Medeiros Jabor e Tadeu Uggere de Andrade.

--

Título: “Detecção de retinopatia diabética com Deep Learning”

Coordenador: Bruno de Freitas Valbon

Instituição Executora: EMESCAM/Vitória           

Membros avaliadores: Anna Cláudia Aquino dos Santos Pela, Pablo Medeiros Jabor e Tadeu Uggere de Andrade.

--

Título: “Recomendações e Exemplos de Implementações do Conceito de Indústria 4.0 para as Empresas Capixabas”

Coordenador: Cassius Zanetti Resende

Instituição Executora: IFES/Serra           

Membros avaliadores: Anna Cláudia Aquino dos Santos Pela, Pablo Medeiros Jabor e Thaís Maria Mozer. 

--

Título: “Resíduos do Beneficiamento de Rochas Ornamentais como Matéria prima para a produção de vidros: Otimização da produção e aplicação nobre do produto obtido”

Coordenador: Gilson Silva Filho

Instituição Executora: SÃO CAMILO/Cachoeiro de Itapemirim  

Membros avaliadores: Anna Cláudia Aquino dos Santos Pela, Pablo Medeiros Jabor e Thaís Maria Mozer. 

--

Título: “Desenvolvimento de norma para rochas artificiais e vidros utilizando resíduos do processamento de rochas ornamentais”

Coordenador: Monica Castoldi Borlini Gadioli

Instituição Executora: CETEM/Cachoeiro de Itapemirim              

Membros avaliadores: Anna Cláudia Aquino dos Santos Pela, Pablo Medeiros Jabor e Thaís Maria Mozer. 

--

Título: “Estudo da cadeia produtiva de alimentos e bebidas derivados da fruticultura”

Coordenador: Edileuza Aparecida Vital Galeano

Instituição Executora: INCAPER

Membros avaliadores: Anna Cláudia Aquino dos Santos Pela, Pablo Medeiros Jabor, Thaís Maria Mozer e Ederaldo Panceri Flegler. 

--

Título: “Cidades Inteligentes e Segurança Pública no Espírito Santo”

Coordenador: Anilton Salles Garcia

Instituição Executora: UFES/Vitória       

Membros avaliadores: Anna Cláudia Aquino dos Santos Pela, Pablo Medeiros Jabor e Weverson Ferrari. 

--

Título: “Um Aplicativo para Auxílio ao Diagnóstico de Lesões de Pele Baseado em Imagens de Smartphones e Informações Clínicas”   

Coordenador: Renato Antonio Krohling

Instituição Executora: UFES/Vitória

Membros avaliadores: Anna Cláudia Aquino dos Santos Pela, Pablo Medeiros Jabor. 

--

Título: “Redes Neurais Profundas no Apoio à Fiscalização”          

Coordenador: Teresa Cristina Janes Carneiro

Instituição Executora: UFES/Vitória

Membros avaliadores: Anna Cláudia Aquino dos Santos Pela, Pablo Medeiros Jabor e Sarah Prates Vantil

Texto: Samantha Nepomuceno / com informações da Assessoria de Comunicação do PPGSC-UFES

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes

Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard