As inscrições para a edição brasileira do maior concurso de comunicação científica do mundo, o FameLab, encerradas no dia 11 de março, totalizaram 119 pessoas: 63 mulheres e 56 homens. Organizado pelo British Council e destinado a pós-graduandos e pós-graduados, ele acontece em 32 países e está em sua terceira edição no Brasil. Entre os inscritos, os não bolsistas, que pela primeira vez participam da competição, marcaram presença: foram 61, contra 31 bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e 17 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As Fundações de Amparo à Pesquisa dos Estados de Goiás (Fapeg), Maranhão (Fapema), Espírito Santo (Fapes) e Bahia (Fabesb) somaram, juntas, 9 inscritos.
Desta vez, além da participação maciça de não bolsistas, a amplitude da faixa etária dos concorrentes também surpreendeu os organizadores: ela vai dos 23 aos 67 anos. Os estados que mais registraram inscritos foram São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, mas há concorrentes do Amazonas, do Ceará, da Bahia, do Distrito Federal, do Rio Grande do Sul, do Rio Grande do Norte, de Goiás, de Minas Gerais, de Pernambuco e do Paraná. Para concorrer ao FameLab, bastava produzir um vídeo de três minutos, sem edição ou apoio de dispositivo eletrônico, explicando um conceito científico ou tecnológico e mostrando seu impacto na vida cotidiana.
Agora, a competição segue para sua segunda etapa: a seleção de 30 semifinalistas, que ficarão de 23 a 27 de abril no Rio de Janeiro e serão treinados pela especialista britânica em comunicação científica, Emily Grossmann, para uma apresentação ao vivo no Museu do Amanhã. Entre eles, serão selecionados dez finalistas, que passarão por outra etapa de treinamento e farão uma nova apresentação para concorrer ao grande prêmio: uma viagem para disputar as finais no Reino Unido, durante o Festival de Ciência de Cheltenham, de 4 a 10 de junho.
No Brasil, a iniciativa conta com a parceria do Museu do Amanhã, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).
SOBRE O FAMELAB
O FameLab foi lançado em 2004 pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, e está presente em 32 países. Tem como objetivos promover a aproximação entre cientistas e público em geral e incentivar o desenvolvimento de competências entre pesquisadores.
Para mais informações, acesse: www.famelab.com.br
SOBRE O BRITISH COUNCIL
O British Council é a organização internacional sem fins lucrativos do Reino Unido para relações culturais e oportunidades educacionais. Seu trabalho busca estabelecer a troca de experiências e criar laços de confiança por meio do intercâmbio de conhecimento e de ideias entre pessoas ao redor do mundo. A organização está presente em mais de 100 países e trabalha com parceiros como governos, organizações não governamentais e iniciativa privada, em ações relacionadas à promoção da língua inglesa, cultura, artes, educação e programas sociais. Informações: http://www.britishcouncil.org.br
Informações à imprensa
Palloma Spala/ Fernanda Magalhães
55 27 3636-1868/ (27) 996933429