Viagem ao país faz parte do Programa Brazilian Startups Worldwide (BSW), que visa apoiar internacionalização de startups.
Começou na última quarta-feira (29), mais uma missão do Programa Brazilian Startups Worldwide (BSW), idealizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI) e FindesLab. Representantes da Fundação estão em Madrid, na Espanha, e prestigiaram a abertura da “Brazilian Impact Techs in Spain (BitS)”, que vai durar 10 dias e permite que startups capixabas participem de uma agenda estrategicamente direcionada em conectar empresas de base tecnológica brasileiras com o ecossistema espanhol.
O diretor de Inovação da Fapes, Elton Moura, que está na Espanha acompanhando a delegação, destacou que tem sido interessante acompanhar de perto a oportunidade das startups de construir novas conexões, além de frisar a oportunidade de se pensar em novas ações de internacionalização para o futuro.
"Muitas das startups que estão aqui nasceram por conta da internacionalização, negócios feitos no exterior, e elas estão aproveitando essa oportunidade para consolidarem o seu negócio. A gente também tem o interesse de atrair essas startups para o Espírito Santo, para que elas invistam no estado, que abram filiais e possam fazer negócios pelo nosso estado. Esse é o nosso objetivo", afirmou.
Pitches e conexões
O primeiro dia da missão teve início com pitches das impact techs, com CEOs apresentando suas soluções e propostas de valor para os stakeholders presentes. A programação seguiu com sessões institucionais estratégicas, como a da Câmara de Comércio Brasil–Espanha, que apresentou as perspectivas de integração econômica e as oportunidades de cooperação. Logo após, a Embaixada do Brasil em Madrid detalhou o papel do Programa Diplomacia da Inovação (PDI), reiterando o apoio institucional do Itamaraty e fortalecendo a imagem do Brasil como um país de tecnologia e inovação.
No "Momento Bcome.global", os membros da organização tiveram espaço para se apresentar, compartilhar suas motivações e destacar o que esperam construir durante o BitS2025. Para fechar, houve o "Charla de Impacto", um debate que abordou os desafios autênticos da jornada empreendedora e da internacionalização, promovendo uma troca genuína de interação espontânea entre empreendedores, equipe organizadora e parceiros envolvidos.
Visita ao Tecshow Madrid
No segundo dia da Missão BitS2025, destaque para a visita ao "Tech Show Madrid", possibilitando as impact techs integrantes se conectarem com o 'coração' da inovação europeia. O evento, líder em tecnologia na Espanha, reúne mais de 400 expositores e foca em áreas centrais da transformação digital, como cloud, IA e cibersegurança, servindo como a porta de entrada para o ecossistema da Comunidad de Madrid.
Por que a missão é na Espanha?
A Espanha se destaca como um dos principais polos de inovação climática da Europa, com mais de 11 mil startups e investimentos expressivos em tecnologias de impacto. Com destaque para a Catalunha e sua capital, Barcelona — o 6º maior hub de startups da Europa e sede de eventos globais como o Smart City Expo World Congress.
A escolha da missão-âncora em Barcelona, voltada para Cidades Inteligentes, reflete a urgência de repensar os centros urbanos frente às mudanças climáticas. As cidades concentram os maiores desafios socioambientais e financeiros do século XXI, exigindo soluções inovadoras e sustentáveis. É nesse contexto que as Impact Techs ganham protagonismo.
A missão visa apoiar a internacionalização dessas soluções, conectando o ecossistema brasileiro ao vibrante cenário global.
Como funciona o Programa BSW?
O Programa Brazilian Startups Worldwide (BSW) apoia as startups a terem sucesso nos seus empreendimentos internacionalmente em quatro verticais:
Cada missão ocorrerá em um país diferente que tenha ecossistema de inovação e tecnologia ativo na vertical que será trabalhada. “Nossa ideia é de que a Itália, por exemplo, seja o país em que levaremos as agrifoodtechs. Estamos estudando os próximos destinos de acordo com a vertical de cada missão. Sempre seguindo o mesmo modelo de visita que será a participação em um grande evento da área, capacitações, networking, mentorias, conexão com o mercado local e imersão cultural”, pontuou Elton Moura.
O diretor de inovação da Fapes reforça ainda que todas as missões têm apoio da Embaixada Brasileira: “Em todas as missões, teremos representantes da Embaixada conosco. É importante dizer que o BSW tem relação direta com o Programa de Diplomacia da Inovação – PDI do Ministério das Relações Exteriores, que tem o objetivo de promover a imagem do Brasil como uma nação inovadora”, salientou.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno | Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 | 3636-1858
comunicacao@fapes.es.gov.br