14/09/2017 14h10

Mais de 120 empresas do Espírito Santo se preparam para exportação

Muitas empresas capixabas estão se preparando para ganhar o mundo com seus produtos e serviços. Este e outros dados foram apresentados nesta quarta-feira (13), pelo Governo do Estado, durante o Seminário de Resultados Parciais do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex) no Espírito Santo, programa desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

No Espírito Santo, o programa é coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento (Sedes) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), contando com a parceria do Sebrae, do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), dos Correios e do Sindicato do Comércio de Exportação e Importação do Espírito Santo (Sindiex).

A subsecretária de Estado de Desenvolvimento, Cristina Vellozo, comemorou o sucesso do Peiex-ES, no seu trabalho de preparar as empresas para mostrarem sua marca e seus produtos em outros mercados.

O diretor técnico-científico da Fapes, Rodrigo Ribeiro, destacou que o número apesar de parecer pequeno, é expressivo para o Estado, e acredita que a tendência é evoluir. “O programa está auxiliando as empresas e ajudando que o Estado dê um passo de cada vez no crescimento econômico. Uma empresa que qualifica e começa a exportar atrai investidores e também concorrentes, e aí os empreendedores começam a perceber que exportar internacionalmente é possível”, destacou.

Números

O Peiex foi lançado em maio de 2016, no Espírito Santo. O programa atende atualmente mais de 120 empresas, de 20 segmentos, em todas as regiões do Estado. A maioria delas é das áreas de rochas ornamentais, tecnologia da informação, alimentos e vestuário. Mais de 70 empresas já estão na fase de implantação de melhorias e mais de 100 receberam o diagnóstico elaborado pela equipe do Núcleo do Peiex-ES.

A representante da Apex Brasil, Adriana Rodrigues, destacou que o objetivo é aumentar a competitividade das empresas brasileiras para que elas deem um passo para o exterior. “A empresa que exporta é mais inovadora, paga melhor seus funcionários e também investe em mais pesquisa e desenvolvimento. Há um efeito benéfico muito grande para o país, por isso queremos levar o Peiex para todas as regiões”, disse Adriana.

Empreendedores

Uma das empresas que se prepara para exportar para países da América Latina no próximo ano, por meio do Peiex, é a Sanches Linha Baby, uma marca de produtos para recém-nascidos e que apesar de ser familiar já existe há 20 anos no mercado Capixaba, com produtos existentes em 12 estados do país.

A família teve a decisão de expandir os negócios no ano passado, e encontrou apoio na Apex. “Através do programa tivemos a noção de tudo o que precisaríamos mudar para atender às necessidades da exportação internacional. Estamos trabalhando o marketing da marca e agora também possuímos uma loja virtual, e em breve exportaremos para Chile, Peru e Paraguay”, destacou uma das proprietárias, Sabrina Sanches.

O empreendedor Marcelo Herzog, proprietário da Mito Games, empresa que atua no ramo de desenvolvimento de jogos digitais e software, vem a algum tempo trabalhando na possibilidade de ser reconhecida fora do país. Em setembro do ano anterior, o grupo lançou o Enem Game, levando pra casa o primeiro lugar no Prêmio Inovativa, e totalizando mais de 100 mil dowloads no aplicativo.

Recentemente o empresário também inscreveu o aplicativo no programa Sinapse da Inovação, realizado pela Fapes em parceria com a Fundação Certi, no qual foi aprovado para a segunda etapa do processo de seleção. “Já faz um tempo que venho participando de premiações como estas a fim de divulgar o meu negócio. Com a Apex, percebemos por meio de nosso planejamento estratégico que podemos ir além, e o objetivo maior é chegar até à Alemanha”, contou Marcelo Herzog.

Como funciona

Empresas de qualquer porte e setor podem participar do Peiex. As organizações recebem visitas e orientações de especialistas para atuarem no mercado internacional, além de participarem de oficinas sobre como preparar a empresa para exportar. Tudo de forma gratuita.

Os técnicos do Peiex fazem um diagnóstico da capacidade de exportação das empresas cadastradas e apontam e auxiliam na implantação de soluções para problemas técnico-gerenciais. Até 2018, 146 empresas serão atendidas pelo programa no Espírito Santo. Atualmente, ainda há 26 vagas disponíveis.

Para saber como participar, basta acessar o banner do Peiex, no canto superior direito do site www.sedes.es.gov.br. Você também pode enviar um e-mail para o endereço peiex@peiex.es.gov.br ou telefonar para (27) 3636- 6752.

 

Informações à Imprensa:

 

Assessoria de Comunicação da Fapes

Palloma Spala/ Fernanda Magalhães

(27) 3636-1867

comunicacao@fapes.es.gov.br

 

Assessoria de Comunicação da Sedes:

Manuella Romeiro 3636-9708 / 99942-9537

manuella.romeiro@sedes.es.gov.br

Marco Valério Magalhães 3636-9707 / 988174824

marco.magalhaes@sedes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard