22/04/2024 10h32

Livro sobre uso da madeira de calabura é lançado com apoio da Fapes

Estudos resultam em E-book de 200 páginas disponível gratuitamente.

A preocupante escassez de madeira de grandes diâmetros no Brasil, resultado da exploração descontrolada das florestas, tem impulsionado a busca por alternativas sustentáveis, como os painéis aglomerados. Em resposta a essa demanda, um grupo de pesquisadores ligados ao Centro de Ciências Agrárias e Engenharias da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), unidade de Jerônimo Monteiro, no Sul do Espírito Santo, realizou uma extensa pesquisa avaliando as propriedades de painéis aglomerados produzidos com madeiras de calabura, angico, pinus e eucalipto. Os resultados desse trabalho culminaram na elaboração de um livro específico sobre a utilização da madeira Muntingia calabura, com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) por meio do Edital 02/2023 - Taxa de Pesquisa.

A espécie Muntingia calabura, popularmente conhecida como pau-de-seda, é uma árvore exótica pouco explorada em pesquisas, mas que apresenta características que podem impulsionar sua utilização, atendendo às demandas do setor madeireiro. Com esse objetivo, os pesquisadores realizaram uma vasta análise tecnológica de sua madeira. O livro, lançado em abril, apresenta os resultados de pesquisas científicas viabilizados por editais da Ufes, conduzidas por alunos do Programa Institucional de Iniciação Científica.

Ao longo de quatro anos dedicados ao estudo da espécie, alunos de graduação em Engenharia Florestal e Engenharia Industrial Madeireira, além de estudantes de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, juntamente com professores do Departamento de Ciências Florestais e da Madeira (Ufes), em colaboração com um professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (campus de São Félix do Xingu), realizaram uma obra de 200 páginas, organizada em 10 capítulos, que abrangem desde a caracterização anatômica da madeira até sua resistência a organismos xilófagos, passando pelos usos e elementos reconstituídos.

Um dos editores do livro, o Engenheiro Florestal e Professor Dr. Fabricio Gomes Gonçalves, ressaltou a importância da obra para o setor madeireiro, afirmando: “Esperamos que esse E-book possa trazer importantes contribuições e sugestões de uso para a madeira da Muntingia calabura, sobretudo instigando novas pesquisas relacionadas à espécie em plantios silviculturais, possibilitando assim, novas oportunidades de negócios aos produtores rurais envolvidos com a produção de madeira. Fecha-se assim, um ciclo nessa pesquisa, com o dever cumprido na formação de recursos humanos.”

Fabricio Gomes Gonçalves também destacou a importância do apoio financeiro na realização da obra, agradecendo à Fapes e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelos recursos fornecidos.

O livro “Madeira de Calabura - Da ciência básica ao uso madeireiro”

O prefácio do livro é de autoria do diretor Técnico-Científico da Fapes, Celso Saibel, que enfatizou o papel da Fundação no apoio a pesquisas relevantes para o Espírito Santo, destacando os resultados alcançados com o projeto.

“Os estudos descritos ao longo da obra revelaram que a Muntingia calabura tem grande potencial de aplicação em setores de consumo madeireiro, dentre os quais, o processamento de móveis e construção de estruturas de pequeno porte, além da fabricação de painéis e de instrumentos musicais. Mais ainda, a realização desses estudos contribuiu para a capacitação profissional e desenvolvimento de competência em temas ligados ao setor madeireiro, fundamentais para o desenvolvimento sustentável da região do Caparaó,” destacou o diretor Celso Saibel.

A edição do livro também contou com a participação da Dra. Izabella Luzia Silva Chaves, da doutoranda Emilly Soares Gomes da Silva e do Prof. Dr. Pedro Gutemberg de Alcântara Segundinho, todos da unidade da Ufes em Jerônimo Monteiro.

O livro está disponível gratuitamente e pode ser acessado clicando aqui.

Texto: Jair Oliveira

Informação à Imprensa: