31/10/2017 11h04 - Atualizado em 23/11/2017 15h18

Jovens pesquisadores apresentam projetos em Cachoeiro e Piúma

São projetos financiados pelo Governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo

Estudantes de escolas públicas, de ensinos fundamental e médio da cidade de Cachoeiro de Itapemirim e Piúma, driblam as dificuldades e mostram que podem ser jovens cientistas por meio do Pic Jr. – Projeto de Iniciação Científica Júnior, financiado pelo Governo do Estado através da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo.

Na última quinta-feira (26) e sexta-feira (27), os alunos apresentaram os resultados das pesquisas de iniciação científica nos seminários de avaliação, realizado pela Fapes, na Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Zilda Coelho Pinto em Cachoeiro e no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Piúma. São projetos que contam com o auxílio de professores e monitores, voltados para a realidade em que os alunos estão inseridos.

Com temas na área ambiental, automação, robótica, astronomia, e até mesmo de letras inglês, um dos destaques foi a pesquisa realizada pelo Pic Júnior “O papel das línguas estrangeiras na formação dos alunos de ensino fundamental e médio na escola pública”, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Hosana Salles.

A pesquisa tem o objetivo de proporcionar uma metodologia de aprendizado diferente, como por exemplo por meio de músicas. “A maioria das escolas conta com uma forma de aprendizado ultrapassada, fazendo com que o aluno tenha mais dificuldade de aprendizado e não demonstre tanto interesse pela língua”, destacou o coordenador do projeto, Daniel de Mello Ferraz.

O diretor-presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon esteve presente, e durante a abertura se manifestou sobre a importância do projeto. “O Governo disponibiliza recursos para nós justamente fomentarmos a ciência, e mostrarmos para os estudantes de escolas públicas que existe um mundo além do que eles imaginam. Estes alunos geralmente vivem em uma situação de vulnerabilidade social, em um meio estudantil onde há muita evasão escolar, ou possuem pouca perspectiva. Com o projeto, eles passam o dia todo na escola, além de aprenderem conteúdos que muitas vezes são ensinados apenas na faculdade”, disse.

Abaixo, na galeria de imagens, seguem fotos das apresentações de projetos em Cachoeiro de Itapemirim e Piúma.

Mais informações

O Pic Júnior é uma iniciativa do Governo do Estado e todo o acompanhamento é feito pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), assim como a distribuição dos recursos. O projeto somente pode ser implantado em alguma escola pública de ensino fundamental e médio, por meio de edital lançado pela própria Fundação. A previsão é de que abra um novo para este tema no próximo ano.

Cada projeto conta com 14 participantes: um professor tutor, o coordenador do projeto; dois monitores estudantes de graduação da área estudada; e mais 10 alunos de ensino médio.  Todos recebem uma bolsa par auxiliar os estudos. A escolha dos alunos e monitores é feita pelo professor e coordenador do projeto por meio de processo seletivo.

Os seminários de avaliação de resultados parciais são realizados por uma equipe da Fapes, anualmente, e apresentados pelos próprios alunos de cada projeto, com o objetivo verificar se de fato os recursos estão sendo bem utilizados, e se os adolescentes estão aprendendo e participando.

Informações à imprensa

Palloma Spala/ Fernanda Magalhães