04/03/2016 17h17 - Atualizado em 08/03/2016 09h17

Jovens pesquisadores de Cachoeiro querem identificar características da areia usada na construção civil

As britas, argilas e areias naturais, ou obtidas por moagem de rochas, são importantes insumos para a construção civil, e devem seguir parâmetros específicos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).  Pela importância social, econômica e ambiental do setor, as areias naturais também são objetos de investigação científica por um grupo de jovens pesquisadores do Instituto Federal do Espirito Santo (Ifes) e da Escola Municipal de Educação Básica Julieta Deps Tallon, de Cachoeiro de Itapemirim, sob a coordenação do pesquisador da área de Engenharia de Minas, Eliseu Romero Campelo Correia, do Ifes, e da professora tutora, Tania Maria Botelho Montenegro, da EMEB Julieta Tallon.

Com o projeto “Estudo da Característica Granulométrica da Areia Comercializada para a Construção Civil em Cachoeiro de Itapemirim” o grupo participa da primeira chamada do Programa de Iniciação Científica Júnior (PICJr) – Pesquisador do Futuro - Edital Fapes nº 14/2014, lançado em 2014 pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), vinculada à Secretaria de Estado de Ciências, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico (CNPq).

De acordo com o professor Eliseu Correia, a pesquisa tem como principal objetivo verificar se as areias obtidas pelo método de lavra em leitos de rios no entorno do município de Cachoeiro de Itapemirim, que são utilizadas na construção civil, são totalmente adequadas às normas ABNT 7211, quanto à granulometria. Ainda segundo o professor Eliseu, os alunos e monitores bolsistas participantes do projeto já passaram pelo alinhamento teórico e estão desenvolvendo aulas práticas na própria escola e no Ifes, além de atividades laboratoriais e de campo. A equipe tem o prazo de 24 meses para desenvolver seus trabalhos e apresentar resultados de cunho científicos, sociais, econômicos, ambientais e culturais.

Oportunidades a novos projetos até 12 de abril

Alunos e professores do ensino básico, fundamental e médio, das redes públicas municipais e estaduais, e pesquisadores e acadêmicos de instituições de ensino superior, das redes pública e privada, têm até o dia 12 de abril para participar da segunda chamada do Edital Fapes/CNPq nº 14/2014. Para tal, devem enviar propostas de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, em qualquer área do conhecimento, para o endereço www.fapes.es.gov.br.

Sobre o PICJr

O Programa de Iniciação Científica Júnior (PICJr) é desenvolvido pelo CNPq, com participação das Fundações de Amparo à Pesquisa e Inovação. O programa prevê a concessão de bolsas de Iniciação Científica Júnior (bolsas ICJ) a estudantes dos ensinos fundamental e médio da rede pública de ensino, para que participem de um projeto de pesquisa, coordenado por pesquisador com qualificação e experiência. É um programa que pretende atrair jovens estudantes para o mundo das ciências, com a possibilidade de vivenciar a realidade do ambiente universitário, e despertar o interesse em dar continuidade aos estudos e futuramente o ingresso no ensino superior.

De forma inovadora, o Espírito Santo aprimorou esse programa, inserindo-o como um dos programas prioritários do Estado, sendo denominado “Programa Pesquisador do Futuro”, investindo recursos próprios, e oferecendo além das bolsas aos estudantes do ensino Fundamental e Médio, outros incentivos, como o auxílio financeiro para a execução do projeto outras bolsas vinculadas ao projeto, como a bolsa ao coordenador do projeto, a bolsa do tutor do bolsista  ICJ (um professor dos alunos na escola)  e  bolsas a monitores do projeto (estudantes  de  graduação  da  área  afim  ao  projeto).  Em busca de novos investimentos, a Fapes estabeleceu a parceria com o CNPq, que concede bolsas ICJ, e com o Fundo Municipal de Ciência e Tecnologia do município da Serra (FACITEC), que investe no pagamento de bolsa tutor aos professores das escolas da rede municipal.

Informações à imprensa:

Assessoria de Comunicação Fapes/Secti