17/10/2025 13h48

Investimento com transparência: Fapes recebe nota 96,55 em análise da Secont

Foto Divulgação: Canva

A nota foi calculada a partir do atendimento da Fundação ao plano de ação estabelecido junto a Secont. 

As ações da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) capixaba foram analisadas pela Secretaria de Estado de Controle e Transparência (Secont) em auditoria iniciada em 2024 e finalizada em setembro de 2025. A análise rendeu a Fapes nota 96,55 do total de 100, o que reforça a organização e transparência da Fundação em suas ações.

A auditoria avaliou e analisou se as atividades, processos e controles estabelecidos no plano de ação da Fapes de 2024 foram ou estão sendo executados de maneira eficiente e eficaz. Ao final da análise, a Secont calculou a porcentagem de atendimento ao plano de ação.

“A Fapes tem um papel fundamental para a estratégia do Estado de desenvolver economicamente e socialmente, através da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Espírito Santo. E temos a preocupação de realizar esse desenvolvimento com qualidade e transparência em nossos processos internos, além do cumprimento da legislação. Nós sabemos nosso papel de ser modelo como órgão público, no uso do recurso público e na observância do princípio da publicidade e da preocupação com a gestão pública”, explicou o diretor-geral da Fapes, Rodrigo Varejão.

 “Agora, a Fapes tem a satisfação de celebrar com todos os colaboradores, porque isso é resultado do trabalho dedicado dos funcionários da Fundação, a nota que nós recebemos. Todos os colaboradores da Fapes estão de parabéns. Nós cumprimos nosso papel enquanto servidores de instituição pública de Estado”, destacou Varejão.

O diretor também comentou sobre a gestão do governador Renato Casagrande que prioriza a transparência na administração pública. “Essa é uma política do Governo de Estado, pela Secretaria de Estado de Controle, que se preocupa em manter uma gestão transparente e acessível a toda população capixaba”.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes

Samantha Nepomuceno | Igor Gonçalves
(27) 3636-1867 | 3636-1858
comunicacao@fapes.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard