07/04/2016 09h08

Inovações serão apresentadas em Seminário nesta quinta (07) e sexta-feira (08)

Onze micros e pequenas empresas vão ter a chance de apresentar 14 inovações durante o seminário Pro-Inova que acontece nestas quinta (07) e sexta-feira (08), no auditório da Findes, em Vitória. Uma das tecnologias é o HammerHead, um equipamento criado pela Mogai Tecnologia de Informação com o intuito de precisar o volume de qualquer produto granulado (minério, cereais, madeira etc.), utilizando imagens digitais, num modelo que copia a visão binocular humana.

A tecnologia, que está em adequação para uso em Drones, é um dos projetos que tiveram apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), dentro do Edital PAPPE Subvenção Econômica - PROGRAMA EMPRESA INOVADORA – PRO-INOVA.

De acordo com diretor da Mogai, Franco Machado, a tecnologia já está sendo oferecida ao mercado, inclusive para fora do país. “Esta é uma solução tecnológica para medir o volume de pilhas de materiais granulados como minério, cereais, brita, entulho, lixo ou qualquer outro que esteja empilhado. É um equipamento composto basicamente por um software e uma câmera especial que está sendo fabricada por nós”, explicou.

Franco contou ainda que a mensuração dos materiais é feita em duas etapas. “A primeira é a coleta de imagens com uma câmera estérea, numa distância segura do material. Como o equipamento é de fácil operação, em poucos minutos, com apenas um operador a pé ou em um veículo, já é possível obter os dados necessários para a avaliação. Na segunda etapa a medição do volume é feita por um software que gera um modelo em 3D completo a partir da fotografia ou filmagem da pilha”, completou.

Para o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes), José Antonio Bof Buffon, é assim que o Estado cumpre com o seu papel de apoiar o crescimento de micro e pequenas empresas inovadoras. “Empresas com ideias inovadoras, que oferecem produtos e soluções competitivas ao mercado capixaba merecem este apoio. As micro e pequenas empresas têm contribuído cada vez mais para tornar o Espírito Santo mais competitivo”, afirmou.

De acordo com o secretário estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Guerino Balestrassi, este é o resultado de um trabalho sério de empresas comprometidas com a responsabilidade de inovar. “Todas as empresas selecionadas possuem um diferencial ligado à inovação. A seleção obedece a um critério rigoroso: a inovação tecnológica. Empresas como a Mogai oferecem soluções muito procuradas pelo mercado. Nosso papel é oferecer suporte para o desenvolvimento desses projetos”, concluiu.

Seminário

O primeiro dia do seminário de apresentação do edital PAPPE Subvenção Econômica - PROGRAMA EMPRESA INOVADORA – PRO-INOVA acontece na próxima quinta-feira (07/04) das 14 às 17 horas, quando se apresentam a Delta H Desenvolvimentos Tecnológicos LTDA, a TECTRILHA Informática LTDA ME, a PROSEIXOS, a R&C Consultoria em Informática LTDA/INTEGRO e a Aplysia Assessoria e Consultoria LTDA.

No segundo dia de Seminário (08/04), das 09 às 12 horas, é a vez da ENGER/INOVALAB, da Mogai Tecnologia de Informação, da Fluir Engenharia LTDA/Fluxo Ambiental, da IMATIC Comércio e Serviços de Automação LTDA ME, da FORMASET e da SANEVIX apresentarem os resultados de suas inovações. O Seminário é aberto ao público em geral e a entrada é gratuita.

Serviço:

Detalhes do Seminário: Núcleo de Gestão da Inovação – Fapes – (27) 3636.1867 – inovacao2@fapes.es.gov.br.

Assessoria de Comunicação Fapes/Secti

Lucyano Ribeiro – (27) 3636.1893 – comunicacao@fapes.es.gov.br