15/03/2024 17h40

Grupo de pesquisadores do Espírito Santo conquista premiação internacional com apoio da Fapes

Foto: site ifes

O investimento de R$ 292 mil para melhoria da infraestrutura e equipamentos de pesquisas do Ifes resultou em um inédito artigo científico.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) alcançou um feito inédito na pesquisa científica brasileira, com o apoio fundamental da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Por meio do edital 004/2022 – PROAPEM, a Fapes investiu R$ 292 mil no projeto para a melhoria da infraestrutura de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Metalúrgica e de Materiais (Propemm) do Ifes. Esse investimento foi decisivo para o desenvolvimento do trabalho, que resultou no reconhecimento internacional.

O artigo intitulado "Use of CaO-Al2O3 Synthetic Slag on EAF Tapping for Steel Desulfurization" conquistou o prestigiado "Ladle & Secondary Refining Best Paper Award", concedido pela Association for Iron & Steel Technology (AIST), a maior associação mundial na área de fabricação de ferro e aço. Essa é a primeira vez que um artigo científico brasileiro recebe esse prêmio, criado em 2005.

A cerimônia de premiação ocorrerá durante o Congresso AISTech 2024, programado para acontecer de 06 a 09 de maio, em Columbus, Ohio (EUA), onde o Ifes será homenageado como a primeira instituição brasileira a ser premiada pela AIST.

O estudo foi baseado na dissertação "Desenvolvimento de Escórias à Base de CaO-Al2O3 para remoção das substâncias sulfúricas de Aços no Vazamento do FEA", de Lucas da Silva Renato, ex-aluno do Propemm, orientado pelo professor José Roberto de Oliveira, do Campus Vitória do Ifes. A pesquisa contou com a colaboração dos estudantes Raphael Mariano de Souza e Víctor dos Santos Dagostini; dos docentes Estefano Vieira e Felipe Fardin Grillo, e de Jean Carlo Camasmie de Paola, da empresa Green Rocks.

O artigo aborda a utilização de escórias sintéticas à base de CaO e Al2O3 para aprimorar a composição da escória produzida no vazamento do forno elétrico, visando a melhorar a eficiência de remoção das substâncias sulfúricas do aço. Esse estudo representa um avanço significativo no campo da metalurgia e dos materiais, com potencial impacto tanto na indústria quanto na academia.

A Association for Iron & Steel Technology (AIST) é uma organização global sem fins lucrativos, composta por 16.600 membros de mais de 70 países, que representa uma rede de conhecimento e experiência em todos os aspectos do processo de fabricação de ferro e aço.

O professor José Roberto de Oliveira destaca o apoio da Fapes como fundamental para a participação no congresso. “A apresentação do artigo no Congresso AISTech 2023 só foi possível devido ao apoio financeiro da Fapes, que custeou as despesas para a participação no evento, por meio do Propemm. Foi e está sendo muito importante para nós, inclusive para participarmos do próximo congresso AISTech 2024, também com o apoio da Fapes”, enalteceu o professor.

Edital Proapem:

Proapem é um chamamento público para a seleção de propostas, visando à manutenção, promoção e consolidação de Programas de Pós-graduação stricto sensu, que oferece o curso de Mestrado e/ou Doutorado Acadêmico ou Profissional e notas 4 e 3 na Capes.

No Edital 04/2022 – Programa de Apoio aos Programas de Pós-Graduação Capixabas Emergentes (Proapem) –, foi disponibilizado um valor de R$ 6 milhões, para apoiar os projetos contemplados. A chamada pública recebeu cerca de 44 propostas e, dessas, 20 foram contempladas.

Texto de Rafaela Aguiar
Edição: Jair Oliveira