08/06/2017 11h37

Governo financia pesquisas para recuperação do Rio Doce

Quatro importantes projetos para recuperação do Rio Doce foram apresentados nesta quarta-feira (07), às 9 horas, no Auditório do Programa de Pós-Graduação em Física, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Visando à implementação de ações e programas voltados ao aprimoramento de competências técnicas e científicas na área de desastres ambientais, foram selecionados quatro projetos ligados às instituições de ensino sediadas no Espírito Santo, contemplados no Edital Nº 06/2016 CAPES-FAPEMIG-FAPES-CNPq-ANA - Apoio a Redes de Pesquisa para Recuperação da Bacia do Rio Doce.

O Edital de Apoio a Redes de Pesquisa para Recuperação da Bacia do Rio Doce é uma iniciativa da FAPES junto à FAPEMIG, que ganhou a imediata adesão da CAPES, do CNPQ e da ANA. Foi lançado com o objetivo de apoiar financeiramente projetos de pesquisa que visem à recuperação socioeconômica e ambiental da bacia do Rio Doce, após o desastre de Mariana, em Minas Gerais, além de formar uma Rede Regional de Pesquisa sobre o tema envolvendo, principalmente, os Estados de Espírito Santo e Minas Gerais.

Outra importante ação, dentro do mesmo edital, será a divulgação dos 16 projetos de pesquisa em rede entre Minas Gerais e Espírito Santo, sendo que, em 12 destes projetos participam Instituições de Ensino Superior capixabas. Este edital totaliza recursos da ordem de R$ 12 milhões.

Também foram apresentadas as ações de fomento à pesquisa em meio ambiente e sustentabilidade que vem sendo apoiadas pela FAPES, entre 2014 e 2017, por meio da concessão de recursos. Como destaque destas ações será apresentado o Projeto de ´Mapeamento da Costa do Espírito Santo´.

De acordo com o diretor-presidente da Fapes, José Antônio Bof Buffon, “a FAPES tem priorizado alguns temas de elevado interesse para o governo estadual e para a comunidade em geral. Com isto a temática ambiental tem tomado relevância em projetos fomentados pela FAPES, especialmente ao longo dos últimos anos. Entre 2014-2017 a FAPES lançou uma série de chamadas, com foco direto e indireto em meio ambiente e sustentabilidade, tendo resultado numa disponibilização de recursos para fomento a projetos de pesquisa, envolvendo diversos assuntos dentro do tema.”

O secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Aladim Cerqueira, ressaltou que os financiamentos que o Governo do Espírito Santo está fazendo em pesquisas, por meio da Fapes, têm trazido resultados expressivos para fazermos gestão ambiental. Quem puder conhecer a riqueza de informações estruturadas no mapeamento da Costa do Espírito Santo, desenvolvido pela Ufes, vai ter a dimensão do que estamos desenvolvendo em parcerias.

Saiba mais:

Foram considerados projetos na área de meio ambiente aqueles relacionados a pesquisas vinculadas aos seguintes temas:

Recursos hídricos, ar e solo: especialmente contaminação e poluição, abastecimento e saneamento, tratamento de efluentes, drenagem, controle de encostas, estudos costeiros e marinhos;

Mudanças climáticas;

Fauna e flora: especialmente silvicultura, biodiversidade de espécies animais e vegetais, manejo e conservação, preservação, biomas aquáticos e terrestres, áreas protegidas, manguezais;

Reciclagem e reúso: de resíduos e de materiais;

- Energia: biocombustíveis e geração de energias alternativas;

Instrumentos de análise de dados ambientais: e-science, modelagem, testes laboratoriais, monitoramento;

Socioeconomia: educação ambiental, governança, impacto socioambiental, paisagem, estudos socioambientais.

Fernanda Magalhães – Comunicação Fapes

Tatiana Ronchi – Assessora de Comunicação SEAMA