29/12/2021 18h00

Governo do Estado celebra acordo com Embaixada da Alemanha para atualização do Atlas Eólico capixaba

Também participam do Acordo a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e a Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP-ES).

O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides), firmou Acordo de Cooperação Técnica com a Embaixada da República Federal da Alemanha para a implementação de ações e de projetos do Programa de Geração de Energias Renováveis (Gerar), entre eles a atualização do Atlas Eólico capixaba.

As negociações com foco no Acordo de Cooperação entre o Governo do Espírito Santo e representantes da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH no Brasil, escritório anexo à Embaixada da República Federal da Alemanha, em Brasília, começaram em março deste ano. Desde então, representantes da Sectides, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) e Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (ARSP-ES) participam da elaboração do documento.

O Atlas Eólico do Espírito Santo, publicado em 2009 pelo Governo do Estado, mostrou que o potencial sobre o mar (offshore) era bastante significativo à época, com 4,7 gigawatts (GW) em locais com velocidades maiores que 7m/s, a 75 metros de altura. Com relação ao potencial onshore (em terra), o estudo indicou 4,06 GW para áreas com ventos a 6,5m/s de velocidade e a 100 metros de altura.

Esses dados já mostravam que o Estado é propício para projetos eólicos. Com a atualização a partir de metodologias avançadas, espera-se identificar os potenciais de geração e áreas promissoras com base nos modelos de aerogeradores mais recentes disponíveis comercialmente, que estão sendo utilizados nesse tipo de projeto no segmento.

O secretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmann, explicou que a Sectides tem o papel de propor e implantar projetos que direcionem o desenvolvimento e fortalecimento da economia capixaba para ampliar a renda per capita. “O governador Renato Casagrande é um defensor da inovação, da sustentabilidade e aposta na geração de energia renovável como um divisor de águas para o crescimento do Estado. Por isso, instituiu o Programa GERAR, com objetivo de fomentar a transição energética no setor produtivo, ampliando o grau de competitividade e qualidade dos bens e serviços produzidos no Estado”, afirmou o secretário.

Hoffmann frisou que a Cooperação com a União Europeia será de grande valor, pois possibilitará o intercâmbio de políticas públicas na Europa e no Espírito Santo, voltadas para o aproveitamento de energia eólica, estratégias de descarbonização e geração de empregos verdes”, acrescentou o secretário.

“Há uma indiscutível preocupação do governador Renato Casagrande com as questões relacionadas às mudanças climáticas e, consequentemente, o tema energia é um eixo fundamental a ser explorado, seja para o desejável processo de descarbonização, seja para a busca de redução dos demais impactos ambientais oriundos de nossa matriz energética. Assim, baseado nesse conceito começamos as conversas com a GIZ, direcionando as ações para assuntos específicos que gerassem resultados imediatos. Porém, abrindo também o leque de perspectivas para uma profícua relação de intercâmbio de conhecimento e outras formas de cooperações. O Atlas Eólico representa apenas um primeiro passo, estando outras ações já em acelerado processo de viabilização”, ressaltou a diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel.

A Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH é a empresa controlada pelo Governo da Alemanha, incumbida de promover Cooperação Internacional que atua no âmbito de Energias Renováveis e Eficiência Energética, da Proteção do Meio Ambiente e do Manejo Sustentável dos Recursos Naturais, do Desenvolvimento Urbano Sustentável, da Mudança Climática, da Cooperação Triangular, do apoio prático relacionado às Parcerias com o setor empresarial e da contribuição, por meio de recursos humanos e financeiros, em atividades e projetos de interesse comum entre os governos do Brasil e da Alemanha.

Strategic Partnerships for the Implementation of the Paris Agreement (SPIPA) está sendo implementado pela GIZ em estreita colaboração com a Comissão Europeia e o Serviço Europeu de Ação Externa, com financiamento do Instrumento de Parceria da União Europeia e do Ministério Federal Alemão para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU).

O programa SPIPA

O programa SPIPA é um programa global implementado em 15 países, sendo um deles o Brasil. Os principais objetivos desse programa são facilitar o intercâmbio de políticas e boas práticas na agenda de clima entre a UE e as grandes economias não europeias, com vista a permitir mudanças políticas; avançar com o comércio bilateral, o investimento e a inovação visando a atingir os objetivos do Acordo de Paris e das contribuições determinadas em nível nacional; e contribuir para melhorar a sensibilização pública, incluindo a comunidade empresarial para os desafios e oportunidades associados à implementação do Acordo de Paris.

Plano Espírito Santo — Convivência Consciente

É um conjunto de ações envolvendo órgãos do poder público e do setor produtivo para promover o desenvolvimento econômico, priorizando as pessoas, com o objetivo de reduzir os impactos sofridos pela população capixaba em decorrência da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). São previstos mais de R$ 32 bilhões em investimentos dos Governos Federal e do Estado e do setor privado até o final de 2022 e a estimativa para o próximo ano é de que sejam criadas mais de 100 mil vagas de emprego.

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sectides
Ana Luiza Freitas / Gabriela Galvão / Larissa Linhalis
(27) 3636-9707 / 6753 / 1822 / 99949-8105 / 99942-9537 / 98102-0236
comunicacao@sectides.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard