08/03/2023 14h20 - Atualizado em 08/03/2023 14h21

Governo do Estado aumenta valor de todas as bolsas oferecidas pela Fapes

Foto Divulgação: Freepik

O investimento vai gerar um impacto de mais de R$ 4,6 milhões ao ano para Fundação.

Mais investimento para o fomento da Ciência, Tecnologia, Inovação e Extensão capixaba! O Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), anunciou, nesta quarta-feira (08), novo reajuste em todas as modalidades de bolsas oferecidas pela Fapes. O último reajuste foi em março de 2022.

O reajuste vai gerar um impacto de mais de R$ 4,6 milhões ao ano para Fundação. O investimento é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Funcitec), que utiliza recursos financeiros vinculados à receita do Estado e é destinado exclusivamente a ações de fomento à ciência e à tecnologia.

O governador do Estado, Renato Casagrande, fez o anúncio do novo reajuste. “São bolsas de pesquisa, de inovação e de extensão. A Fapes tem hoje em torno de quatro mil bolsistas. Esse reajuste vai melhorar a condição de mais de 2.300 bolsistas de forma imediata. Um investimento de mais de 40 milhões de reais. Investimento direto para que a gente possa inovar e melhorar a ciência e a tecnologia. Queremos oportunidade para todo mundo. E para alcançarmos isso, educação, inovação e investimento em tecnologia são fundamentais”, salientou o governador.

O Conselho Científico-Administrativo da Fapes (CCAF) aprovou o aumento dos valores em virtude do impacto que esse investimento terá na formação de recursos humanos de alto nível no Espírito Santo e pelo Estado compreender a importância das políticas públicas voltadas para que esse objetivo seja alcançado. Clique aqui e acesse a Resolução CCAF nº 324/2023 com a tabela com o novo reajuste das bolsas.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, comentou o reajuste. “Pesquisa é muito importante. A ciência já mostrou a sua importância para o mundo e o Espírito Santo dá mais um passo à frente, valorizando a pesquisa, os pesquisadores, quem estuda, quem faz graduação, pós-graduação, mestrado, doutorado. O Espírito Santo aumenta o valor das bolsas, fica no topo do Brasil junto com São Paulo que é uma megalópole e mostra que nós temos aqui o objetivo de incentivar, de formar doutores para atuarem aqui no nosso Estado, fomentando a nossa economia e colaborar com as políticas públicas", destacou o secretário Bruno Lamas.

Segundo o diretor-presidente da Fapes, Denio Arantes, atualmente a Fapes tem cerca de quatro mil bolsistas ativos e, desse total, 2.300 serão impactados diretamente (de forma automática) com o reajuste.  “É um investimento estratégico da mais alta relevância para o desenvolvimento econômico do Estado e do País. É imprescindível a existência de profissionais qualificados para o avanço cada vez maior da ciência, da tecnologia e da inovação. Isso torna o Estado mais atrativo para retenção de talentos, pós-graduandos e pesquisadores atuantes em todas as áreas de estudo da CT&I e Extensão, além de também tornar o Estado referência nacional. Afinal, nossas bolsas, que já eram uma das mais altas do Brasil, agora, mesmo com o reajuste anunciado pelo Governo Federal, continuará nessa posição. É um demonstrativo de que o Governo do Estado valoriza a CT&I e Extensão capixaba”.

Veja na tabela abaixo o reajuste de algumas bolsas:

Modalidade das bolsas

Fapes

(sem reajuste)

% de reajuste da Fapes

Fapes

(com reajuste)

ICT

ICJr.

ME I

ME II

DO I

DO II

POSDOC

Pq/DT

Taxa de Pesquisa

Legenda das siglas das modalidades das bolsas da tabela:

• IC: Iniciação Científica
  • : Iniciação Científica Jr.
  • ME I: Mestrado I
  • ME II: Mestrado II
  • DO I: Doutorado I
  • DO II: Doutorado II
  • POSDOC: Pós-doutorado
  • Pq/DT: Pesquisado com Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (Nível 1D do CNPq)
  • Taxa de Pesquisa: Nível 1D do CNPq

Além das bolsas acima, a Fapes também oferece outras modalidades de bolsas e, em algumas delas, o reajuste foi de mais de 100%. A bolsa de Extensão Tecnológica nível D, por exemplo, recebeu um aumento de 130,92% e o valor passou de R$ 822,80 para R$ 1.900,00. Confira a tabela completa com o reajuste de todas as bolsas clicando aqui.

Serviço:

Governo do Estado aumenta valor de todas as bolsas oferecidas pela Fapes

- Clique aqui e confira a Resolução 324/2023 que explica o reajuste

- Clique aqui e confira a tabela com todas as bolsas

Informação à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Fapes