24/08/2016 10h14 - Atualizado em 26/08/2016 14h40

Governo apoia estudantes capixabas em eventos de robótica

O Governo do Estado, junto do Conselho Científico-administrativo da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), vai apoiar duas equipes capixabas em eventos nacionais e internacionais de robótica.

A primeira participação acontecerá em Recife, Pernambuco, de 07 a 10 de outubro, será a XV Competição Latino Americana de Robótica e XIV Competição Nacional de Robótica, sendo disputada por equipe formada por cinco alunos de graduação e dois professores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), tendo como coordenador o professor André Ferreira. Já a equipe “Robochequer”, da escola municipal de Vila velha, Deputado Mikeil Chequer, em Boa Vista e da Faculdade Novo Milênio, coordenada pelo professor Jadson do Prado Rafalski, e formada por cinco alunos pesquisadores, participam do Torneio Juvenil de Robótica 2016, que acontece em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, entre os dias 21 e 23 de outubro próximo.

O apoio acontece através do Edital Fapes nº 03/2016 – que tem a finalidade de selecionar propostas para concessão de apoio financeiro para participação em eventos de curta duração de caráter técnico-científico como: congressos; simpósios; workshops; seminários; mostras; feiras; jornadas científicas; ciclos de conferências; fóruns e outros eventos similares.

A Subsecretária da Secti (Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional), Camila Dalla Brandão, esclarece que o edital de participação em eventos técnico-científicos tem objetivos “de estimular a formação e o intercâmbio de pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação das instituições de ensino superior capixabas, despertar o interesse de estudantes e profissionais na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), estimular a atualização de  conhecimentos e o debate de temas específicos e de interesse para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado do Espírito Santo, divulgar a produção e atividades técnico-científicas e de inovação desenvolvidas nas Instituições de C,T&I do Espírito Santo e contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado do Espírito Santo”, informou Camila.

Assessoria de Comunicação Fapes/Secti

Lucyano Ribeiro (27) 3636.1893 – comunicacao@fapes.es.gov.br