17/08/2017 17h40 - Atualizado em 17/08/2017 17h46

Fundo Newton apoia cooperação entre pesquisadores na América Latina e com o Reino Unido

O Fundo Newton, iniciativa britânica para a construção de parcerias para colaboração em pesquisa científica voltada ao desenvolvimento econômico e social em países em desenvolvimento, lança em 14 de agosto duas Chamadas de Propostas para ampliar ou fortalecer a cooperação científica internacional sobre o tema Biodiversidade – sistemas ecossistêmicos para o desenvolvimento sustentável.

As Chamadas estão voltadas a pesquisadores de seis países da América Latina – Brasil (Estado de São Paulo), Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru – que podem estar associados na apresentação de propostas, e pesquisadores de instituições de ensino e pesquisa do Reino Unido.

Como instituição parceira do Fundo Newton, por meio de Acordo de Cooperação firmado em 2015 com o British Council no Estado de São Paulo, a FAPESP compartilha o apoio aos projetos que envolvem o Estado de São Paulo. Para Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor cientifico da FAPESP, “a iniciativa é interessante porque aproxima pesquisadores do Estado de São Paulo e do Reino Unido e também adiciona a participação de cientistas de outros países na América Latina onde estão os principais centros de pesquisa da região”.

O diretor técnico-científico e de inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), também destacou que o acordo de cooperação celebrado entre o CONFAP e o FUNDO NEWTON contribui significativamente para a ampliação e/ou fortalecimento da cooperação científica internacional entre pesquisadores latino americanos e do Reino Unido. “Essa iniciativa permitirá o estabelecimento de novas parcerias e o fortalecimento daquelas já estabelecidas, permitindo uma expansão no eixo da internacionalização da pesquisa brasileira, visando futuras colaborações e aumentando as oportunidades de cooperação internacional”, disse.

Uma das Chamadas – Newton Fund Researcher Links Regional Workshops (Latin America) – RLW – define as regras para a realização de workshops multilaterais para aumentar a interação entre pesquisadores e estimular a pesquisa em cooperação. No total, poderão ser apoiados 4 workshops nos países envolvidos, com quotas de participação iguais para pesquisadores do Reino Unido, países-sede e pelo menos de dois dos demais países.

Segundo Mark Prisk, membro do Parlamento e Enviado Especial do Comércio do Primeiro-ministro britânico, “o objetivo do Fundo Newton está na colaboração, em encontrar os interesses comuns em diferentes áreas e entre especialistas numa mesma área, neste caso em biodiversidade, um tema sobre o qual há muitas possibilidades de avançar o conhecimento.” 

Os tópicos prioritários dos workshops são Compreensão de habitats e espécies; Biodiversidade para bioeconomia e meios sustentáveis de subsistência; Mudanças Climáticas Globais, Biodiversidade e Ecossistemas; e Manutenção e Restauração do Capital Natural. Os workshops deverão ser realizados no período de 1º de março de 2018 e 31 de agosto de 2018.

A segunda Chamada – Newton Fund Researcher Links Travel Grants (Latin America) – RLTG – destina-se a apoiar pesquisadores visitantes em viagens para desenvolvimento de projetos de pesquisa em colaboração. As viagens também devem contribuir para fortalecer ligações visando futuras colaborações e aumentar as oportunidades de cooperação internacional. Residentes nos países parceiros podem solicitar financiamento para visitar o Reino Unido e vice-versa. As viagens devem prever a participação em pesquisas sobre os mesmos temas, por um período de 4 a 12 semanas.

O prazo limite para submissão de propostas para organização de workshops e para apoio a viagens para cooperação em projetos é 13 de outubro de 2017, às 16h (horário do Reino Unido). 

Informações e formulários para submissão de propostas à FAPESP em resposta às Chamadas FAPESP – RLW e FAPESP – RLTG estão publicados em:

www.fapesp.br/11099 e www.fapesp.br/11100

Outros formulários necessários para submissão de propostas estão disponíveis em:

https://britishcouncil-cxobw.formstack.com/forms/application_form_newton_latin_america_biodiversity_wg_july2017;

e em: https://britishcouncil

cxobw.formstack.com/forms/application_form_newton_latin_america_biodiversity_wg_july2017

 

Texto: Fernando Cunha – Assessoria de Comunicação Fapesp

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard