09/12/2021 17h39 - Atualizado em 09/12/2021 17h41

Fundação capixaba fica em 2º lugar no Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à CT&I

Foto: Print da transmissão ao vivo da premiação pelo canal no YouTube do Confap

Fapes disputou o prêmio com outras três Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) do Brasil.  

A manhã desta quinta-feira (09) foi de comemoração para a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Durante o Fórum Nacional Confap, realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) divulgou o resultado final do Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à CT&I, em que a Fapes era uma das finalistas na categoria “Desenvolvimento de Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação”.

A Fundação capixaba recebeu o prêmio de 2ª colocação, com a proposta “Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI)”, uma ação alinhada de atores do Estado para criar condições que estimulem a inovação no Espírito Santo, contribuindo para o surgimento de um novo ciclo econômico e de prosperidade para a sociedade capixaba. A Mobilização surgiu por meio da parceria e articulação de representantes do Setor Produtivo, Academia, Instituições e Governo do Estado, onde a Fapes se encontra.

Com a Fapes, disputaram o prêmio a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), com a proposta “Programa Cientista Chefe”; a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), com a proposta “Programa Doutor Empreendedor (PDEmp)”; e a Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq), com a proposta “Programa Ouse Criar”.

A diretora-presidente da Fapes, Cristina Engel, que participa do Fórum, realizado até esta sexta-feira (10), recebeu a prêmio. “Fomos muito parabenizados durante a cerimônia de premiação e muitos comentaram que era impressionante como o nosso Estado, comparativamente pequeno em relação aos demais, estava tendo um destaque tão expressivo. Isso se deve claramente ao esforço do nosso governador Renato Casagrande na busca do apoio continuado ao desenvolvimento da CT&I”, disse.

“Se deve também e especialmente aos nossos ‘talentos’, que, nessa iniciativa do Confap, foram justamente reconhecidos. Por sua vez, a premiação da Fapes na categoria ‘Desenvolvimento de Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação’ é uma demonstração clara da magnitude da MCI no cenário da inovação, cujos frutos já são perceptíveis no desenvolvimento e economia do Espírito Santo”, comentou Cristina Engel.

Confira a colocação das FAPs na categoria “Desenvolvimento de Ecossistema de Ciência, Tecnologia e Inovação”:

  • 3º lugar: “Programa Cientista Chefe”, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap);
  • 3º lugar: “Programa Ouse Criar”, da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (Fapesq);
  • 2º lugar: “Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI)”, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes);
  • 1º lugar: “Programa Doutor Empreendedor (PDEmp)”, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Puderam participar da premiação as 26 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) do Brasil. O objetivo é o de reconhecer e destacar as iniciativas de sucesso das FAPs, além de contribuir para o processo de integração e troca de experiências exitosas entres as Fundações dos diferentes estados brasileiros.

“O Prêmio Confap Boas Práticas em Fomento à CT&I”

O “Prêmio Confap de Boas Práticas em Fomento à CT&I” foi dividido em três categorias:

  • Desenvolvimento do Ecossistema de CT&I;
  • Gestão e Desenvolvimento Organizacional;
  • Modernização Administrativa.

A premiação será concedida às FAPs que tenham desenvolvido ações e procedimentos criativos, diferenciados, inovadores, eficientes e eficazes no fomento ao desenvolvimento e execução da Política Nacional de CT&I e que, por consequência, tenham potencializado a interação entre academia, setor produtivo, governo e sociedade, elevando a qualidade e/ou a quantidade de pesquisas científicas apoiadas em seus respectivos estados.

As FAPs classificadas em primeiro lugar, em cada uma das categorias, serão premiadas com certificado, troféu e medalha. As FAPs classificadas em segundo lugar, em cada uma das categorias, serão premiadas com certificado e troféu e os terceiros lugares, em cada uma das categorias, serão premiados com certificado e medalha. Além disso, as FAPs inscritas que atingirem a pontuação mínima para serem assim classificadas receberão o selo Confap de “Boas Práticas”.

Texto: Samantha Nepomuceno / Com informações do Confap

Informação à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Fapes
Samantha Nepomuceno
(27) 3636-1867
comunicacao@fapes.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard